Entenda como essas ações são importantes para as empresas desse setor
Tecnologia e inovação são duas ações essenciais em qualquer indústria e a construção civil não fica de fora dessa. Prova disso é que cada vez mais as construtoras estão investindo em novos métodos para reduzir os custos das obras, otimizar o tempo de entrega dos projetos e garantir a satisfação dos clientes.
Assim como em qualquer outro negócio, a inovação é o que garante a sobrevivência e a renovação das empresas no setor. Ao longo da história, temos exemplos de como a tecnologia se desenvolveu e permitiu um salto de evolução na engenharia.
O papel da inovação para as empresas
As inovações na construção civil se apresentam enquanto soluções que facilitam o trabalho no canteiro de obras, por meio de ferramentas, técnicas e materiais que otimizam o processo construtivo e o resultado final. As iniciativas ainda buscam resolver questões que aperfeiçoam a produtividade e garantem a sustentabilidade no setor.
O gerenciamento inovativo na construção civil pode trazer muitas vantagens, como o aumento de produtividade, economia de tempo e dinheiro, criação de novos mercados ou inserção nos já existentes, melhorias de matérias e equipamentos, além de ser capaz de elevar as receitas por meio da redução de custos no campo financeiro da construtora.
A inovação tecnológica na construção civil
Para a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), as inovações aplicáveis à construção civil se distinguem em quatro grupos:
- Inovações que melhoram o comportamento em uso da edificação para o usuário pela ótica de requisitos de desempenho (térmico, estrutural, impacto ambiental etc.).
- Inovações que afetam o processo produtivo. Decorrem de materiais, componentes ou subsistemas construtivos que revolucionam ou produzem mudanças incrementais no processo de produção.
- Inovações que impactam os processos internos das empresas ligados não só ao produto, mas aos processos administrativos. Em geral, essas inovações provêm da implantação de softwares e de novos arranjos de trabalho com fornecedores.
- Inovações que afetam a promoção do produto e sua colocação no mercado. São as inovações de marketing.
Confira 6 tecnologias para colocar a inovação na construção civil em prática
A todo momento, novas tecnologias são formalizadas em universidades e empresas com pesquisas avançadas. Na construção civil, isso não é diferente, já que é sempre possível melhorar qualquer âmbito com a aplicação desses novos recursos. Por isso, separamos 5 dessas inovações para você conhecer!
1. Sistemas de construção
Os sistemas de construção trazem facilidades aos profissionais. O Computer Aided Design (CAD) é o mais conhecido nessa indústria e concebe os projetos mediante a representação de objetos geométricos. Contudo, apesar de o CAD ser um conhecido de longa data dos antigos e novos engenheiros, o mercado está sempre atualizando seus métodos facilitadores.
O sistema BIM apresenta dados reais, diferente do CAD, que trabalha apenas com características básicas dos elementos. Assim, pode-se inserir dimensões, materiais, custos, fabricantes e outras particularidades para concepção. Um projeto concedido no BIM é a melhor forma de ter uma visão abrangente de todo o processo realizado.
2. Produtos e materiais
As tecnologias de produtos e materiais facilitam o trabalho no canteiro de obras, trazendo segurança e inovação. Conheça algumas delas:
Bioconcreto
O bioconcreto é um material sustentável autorregenerativo. O concreto vivo, como é conhecido, tem uma superbactéria em sua composição. Quando rachaduras começam a surgir, as bactérias dão início à alimentação de lactato e uma série de reações químicas ocorrem para formar o calcário — regenerando a estrutura.
Contrapiso autonivelante
É uma tecnologia relativamente recente no Brasil, mas tem sido estudada há um longo tempo por pesquisadores. Apesar do custo mais elevado em relação à tradicional argamassa, o autonivelante acelera o tempo de execução da obra. O ambiente de trabalho fica mais funcional e ágil.
Alumínio transparente
Criado com uma tecnologia que utiliza o laser para conceber a peça, é um candidato à substituição do vidro. Por ser mais resistente que o aço, esse material é muito mais seguro e evita acidentes relacionados a cortes, muito comuns quando o vidro é utilizado.
3- Impressão 3D
É a inovação tecnológica mais desejada no mercado da construção civil, apesar de ainda apresentar limitações. Atualmente é possível construir casas em poucas horas, eliminar o desperdício de materiais e, consequentemente, conseguir um projeto sustentável.
Nesse setor, destacam-se as construtechs, que são startups tecnológicas voltadas para a construção civil. O destaque vai para a redução muito considerável de custos com construção, oferecendo muito conforto até para famílias de menor renda.
4. Sensores inteligentes
Os sensores inteligentes são bastante utilizados em carros autônomos, porém seu uso não ficou limitado apenas a um setor e veio trazer inovação também na construção civil, sendo empregados em vestíveis e na área da obra.
Capacetes de obras alertam sobre impactos de pequenos cascalhos como aviso, para ter cautela. Já os relógios monitoram o estado corporal do trabalhador para evitar exaustão. Esses sensores também podem ser distribuídos por todo o espaço, a fim de emitir avisos sobre toda a estrutura.
5. Drones
Outra inovação que sai de um setor específico e migra para outro bem diferente. Os drones fornecem funções muito úteis no gerenciamento de obras. Eles conseguem monitorar vastos canteiros de obras em pouco tempo, lidar com o congestionamento de pessoas e ainda controlar estruturas em altitudes mais elevadas.
No projeto, isso significa um mapeamento de vídeo em tempo real de toda a construção. Dessa maneira, gestores conseguem relatórios de avaliação de riscos, atrasos e melhorias a serem feitas antes de colocar o trabalho em prática.
Gostou do nosso conteúdo? Essas são algumas das tecnologias inovadoras no setor da construção civil. É muito importante sempre inovar nos projetos para garantir cada vez mais assertividade nas obras.
A Engemon, com unidades especializadas em engenharia elétrica e civil, tem foco no futuro e profissionais prontos para cuidar de todas as fases do seu projeto, da construção às instalações, passando por toda infraestrutura de TI e projetos de tecnologia e inovação. Saiba o que podemos oferecer para o seu projeto. Fale conosco!