5 de agosto de 2020
MANUTENÇÃO PREDITIVA: ENTENDA TUDO!
Como funciona, quais os métodos e por qual motivo realiza
Manutenção preditiva é o nome dado ao acompanhamento de equipamentos ou máquinas de linha de produção, de maneira periódica e constante.
Por meio dela é possível monitorar e controlar as condições de funcionamento dos equipamentos, saber como está o seu desgaste e, até mesmo, prolongar sua vida útil.
Acompanhe nosso artigo até? o final e entenda tudo sobre os principais pontos que levam uma empresa a realizar a manutenção preditiva em suas máquinas, assim como os principais objetivos e métodos utilizados.
Como comentamos anteriormente, a manutenção preditiva acontece através do monitoramento e inspeção de dados coletados periodicamente.
Funciona como uma análise de dados dos equipamentos, antes mesmo da necessidade de uma manutenção preventiva ou corretiva. A ideia da preditiva é identificar falhas que podem ocorrer nos equipamentos antes de afetar a operação do site ou empresa, ou danificar o equipamento.
Esta análise produz um histórico de dados que, quando bem analisados, oferecem informações sobre a saúde e vida útil do equipamento. Caso identifique um problema, a manutenção corretiva será agendada, com planejamento, menor custo e sem afetar a operação, pois não estará lidando com uma situação de urgência.
Além de garantir maior tempo de vida útil nos equipamentos, e melhor performance dos componentes elétricos e mecânicos, o ganha-se também o tempo para se planejar para uma manutenção corretiva.
Ainda que sejam termos foneticamente parecidos e que carregam objetivos similares, são coisas diferentes.
A manutenção preventiva acontece, geralmente, em intervalos preé-determinados pelo fabricante do equipamento para uma rotina de reparação preventiva, enquanto a preditiva ocorre periodicamente, utilizando métodos diferentes como inspeção, análises e testes para avaliar os parâmetros e componentes dos equipamentos, e identificar falhas, e assim programar uma manutenção corretiva.
Considerado um dos tipos mais importantes de manutenção para empresas, o principal objetivo da manutenção preditiva e? encontrar possíveis problemas ainda na fase inicial, tendo como finalidade evitar problemas maiores e que podem trazer prejuízos para a empresa, falhas operacionais ou até? invalidar o uso do equipamento.
Além da redução de custos que podem ser alcançados com a antecipação de falhas graves nos equipamentos, também podem ser citados como principais objetivos da manutenção preditiva:
– Prever e prevenir danos;
– Detectar com antecedência a necessidade de manutenção em determinada peça ou mecanismo;
– Evitar a desmontagem desnecessária para a inspeção de problemas;
– Otimizar o desempenho do equipamento;
– Aumentar sua vida útil;
– Reduzir as chances de paradas inesperadas do equipamento.
Técnicas de manutenção preventiva
As principais técnicas de manutenção preditiva são:
– Análise de vibração;
– Termografia;
– Análise de óleos;
– Ultrassom.
Análise de vibração
Feita em componentes mecânicos, para identificar falhas por meio de vibrações. Isso porque todas as máquinas emitem uma vibração quando estão em funcionamento e, ao ultrapassar certa taxa, indica um problema a ser corrigido.
Esta análise pode indicar problemas como desbalanceamento, folgas mecânicas, desalinhamento, problemas de lubrificação e outros. Ao identificar e corrigir estes problemas, é possível melhorar as condições de trabalho da máquina e evitar desgaste de peças.
Termografia
Técnica voltada para identificação da mudança dos níveis de temperatura dos equipamentos, emitindo uma imagem térmica para ser analisada.
Por meio da termografia, é possível registrar a olho nu e de maneira prática, a radiação infravermelha que todos os corpos, acima de zero, emitem.
Com esta análise termográfica é possível identificar o ponto de aquecimento, passando certa temperatura, que pode gerar curto circuito no equipamento, causando danos no equipamento e na operação.
Análise de óleos
Importante destacar que existem diferentes tipos de fluidos a serem analisados, e estas análises devem ser realizadas em laboratório.
Uma das análises possíveis, é retirar amostra de óleo do motor para verificar possíveis sujeiras que contaminam o fluido e prejudicam o funcionamento do equipamento.
Outra possibilidade é realizar análise de combustíveis, que deve acontecer antes do abastecimento, e que traz informações sobre a composição química do óleo. Desta forma, é possível garantir que o fluido possui a mesma composição exigida pelo fabricante da máquina, evitando problemas de entupimento de bicos e bombas.
Ultrassom
Funcionando como um “megafone”, o ultrassom identifica falhas que são invisíveis, causadas geralmente por ruptura de componentes elétricos das máquinas.
Ele verifica, por meio de ondas sonoras, a variação de frequências elétricas nos equipamentos.
A utilização não coloca o operador direto com o máquina, evitando assim possíveis acidentes de trabalho.
O Analytics 360º by Engemon, é um software de manutenção, que auxilia nas análises dos dados coletados nas manutenções preditivas. Essa ferramenta permite gerenciar qualquer tipo de equipamento, e gerar KPIs em tempo real dos custos e lucratividade operacional. Com isso, torna-se fácil planejar e executar qualquer tipo de manutenção de maneira ágil, moderna e segura, tomando decisões rápidas e confiáveis.
Nossa metodologia baseia-se na busca de melhoria de resultados. Isto é, buscamos estudar a maneira como as falhas são produzidas, analisando como podem afetar a produtividade e a lucratividade do cliente.
E, mais que isso, a Engemon realiza uma manutenção produtiva, com atividades planejadas, baseadas na ação antes da falha, evitando tempo de inatividade não planejada. Este é o objetivo fundamental da equipe de manutenção Engemon: melhorar a qualidade, confiabilidade e manutenção dos ativos de nossos clientes.
Continue acompanhando o nosso blog, em breve voltaremos com mais informações sobre manutenções e atividades inteligentes para evitar falhas nos equipamentos e sistemas, garantindo a vida útil dos mesmos e a continuidade do sistema.
Quer saber um pouco mais sobre a Engemon e o que ela pode fazer na área de operação e manutenção em ambientes de missão crítica e facilities? Fale conosco!
Por: Engemon
Fotos/ Créditos: Envato
O material pode ser reproduzido, desde que citado fonte
as pessoas também estão lendo.