20 de julho de 2020
ENGEMON EXPLICA: REDES GEPON
Entenda essa tecnologia, suas características e aplicações
Compartilhe:
Considerada o futuro da arquitetura de rede ponto multiponto, a rede PON, também conhecida como passive optical network ou rede óptica passiva, possui como característica o não uso de energia elétrica, por isso leva o nome de rede óptica passiva.

Ao contrário de uma rede óptica ativa, a energia elétrica na rede óptica passiva só é necessária nos pontos de transmissão e recepção direta.

Na maior parte das vezes, as redes ópticas passivas são usadas na transmissão de sinais simultâneos nas direções upstream, downstream ou então para usuários finais.

Atualmente, as tecnologias mais comuns de serem usadas em redes multiponto são o GEPON e GPON.

Mas antes de falarmos sobre as redes GEPON, vamos entender um pouco mais sobre as redes ópticas passivas?

Componentes de uma rede óptica passiva

Para o bom funcionamento de uma rede óptica passiva, existem 3 componentes primordiais, sendo eles o terminar de linha óptica, unidade de rede óptica e rede de distribuição óptica.

Terminal de linha óptica (OLT – Optical Line Terminal): responsável pela gerência do sistema, é o que conduz o abastecimento de uma interface ao resto da rede, geralmente localizada na central ou de maneira remota. No terminal de linha óptica, o sinal é transmitido através da rede de distribuição óptica;

Unidade de rede óptica (ONU – Optical Network Unit): essa unidade é a responsável por todo o recebimento de sinal óptico e conversão do sinal elétrico. Quando está concentrado em um modem, no assinante final, é chamado de ONT, mas se estiver no meio da rede, chamamos de ONU, Optical Network Terminal;

Rede de distribuição óptica (ODN – Optical Distribution Network): essa é a parte da rede óptica composta por fibras ópticas e passivos ópticos, localizada entre a OLT e ONT.

Rede GPON e GEPON

Como comentamos no início do artigo, atualmente, as tecnologias mais comuns de serem usadas em redes multiponto são o GPON e GEPON.

O GPON é o padrão da International Telecommunication Union e suas velocidades de transferência no GPON são assimétricas, o que significa que são diferentes no sentido do downstream (quando você baixa algo da internet) e upstream (quando você sobe algo na internet). No downstream a velocidade de transferência costuma ser maior que a de upstream.

A rede GEPON (Gigabit Ethernet Passive Optical Network), nome comercial do padrão EPON, começou a ser estudada em 2001 por um grupo de estudiosos do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE).

Foi lançado o primeiro protocolo do EPON em 2004, chamado IEEE 802.3ah. O protocolo ganhou popularidade entre os anos 2005 e 2009 na Ásia e Oceania, mas hoje o Brasil é o país onde se mais utiliza.

Ao contrário do GPON, que entrega velocidades diferentes para baixar e upar documentos na internet, GEPON entrega uma velocidade simétrica tanto no sentido de downstream, quanto no upstream.

No downstream, por exemplo, os pacotes da OLT são enviados via broadcast (transferência de mensagem para todos os receptores simultaneamente) para todas as ONTs/ONUs.

Por padrão, no Ethernet, a ONT/ONU seleciona qual pacote é seu e o resto é descartado.

Benefícios da rede GEPON

Toda a comunicação EPON tem como base a recepção do sinal óptico, o que significa que seus equipamentos não dependem exclusivamente de energia elétrica externa para o bom funcionamento. Ou seja, traz ainda mais segurança para o provedor, diminuindo em proporções satisfatórias as chances de queimar dispositivos, caso panes elétricas venham a acontecer.

Mais alguns benefícios que a rede GEPON pode trazer:

– Fibra óptica com alta escalabilidade;

– Imunidade a interferências eletromagnéticas externas;

– Isolamento elétrico os dois equipamentos interligados;

– Elimina as chances de queimar equipamentos com surtos da rede elétrica;

– Menor consumo de energia nos equipamentos ativos.

Aplicações da rede GEPON

Com mais qualidade, velocidade e tráfego de dados sem interferências, uso da rede GEPON é indicado para provedores de serviços de internet e em condomínios e centros comerciais, substituindo conversores de mídia e trazendo mais possibilidades nas redes com novos serviços.

Em constante evolução, as redes GEPON são consideradas o futuro da conectividade, trazendo praticidade para casas e empresas.

É uma tecnologia é descentralizada que oferece a possibilidade de, ao invés de ter todos os cabos saindo de um único lugar, haverá apenas um ou dois cabos saindo de um rack e toda essa distribuição no campo.

Quer saber mais sobre o uso de redes ópticas? Então continue de olho no nosso blog e acompanhe os próximos conteúdos!

Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato conosco! Será um prazer falar com você.

Por: Engemon

Fotos/ Créditos: Envato

O material pode ser reproduzido, desde que citado fonte

as pessoas também estão lendo.
Responsabilidade Social – Relatórios Engemon 2024
Ver mais
Infraestrutura básica de um data center: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Ver mais