23 de março de 2020
5 tendências da engenharia para 2020
Saiba o que esperar das engenharias para este ano
Imagine um terreno vazio.
Sem absolutamente nada.
Em 11 dias, surge um hospital com 25 mil metros quadrados.
Isso foi o que aconteceu na China, por conta do vírus Corona, que deixou o país em estado de alerta.
Com o número de doentes aumentando dia após dia e sem infraestrutura suficiente para tratar as vítimas, o governo local decidiu construir um novo hospital para receber os pacientes afetados por essa pandemia. Em outros tempos, essa iniciativa seria totalmente inviável e jamais ficaria pronta a tempo de ser tão efetiva quanto o alastramento da infecção.
A construção civil chinesa se mostrou incrivelmente alinhada com a tecnologia para a construção do hospital em meio a uma crise no país.
Mas não são só os chineses que estão correndo atrás do que há de melhor nesta parceria. No Brasil, sensores para detecção de umidade no solo, drones para monitoramento de obras e gerenciadores são algumas das soluções oferecidas para estimular e desenvolver o setor.
No time da Engemon, a ordem é abraçar a disrupção nos negócios e encontrar caminhos que resolvam as dores do mercado – seja buscando a redução de custos mediante a otimização de processos, absorvendo informações digitais para colaborar com a tomada de decisões ou aprimorando a utilização de recursos materiais e mão de obra.
Agora, após duas provas de como a engenharia tem o poder de mudar coisas, surge o questionamento: o que mais a tecnologia fará pelo mundo ainda em 2020? Pensando nisso, separamos algumas novidades da engenharia que detectamos e até mesmo que já estão sendo testadas pela Engemon, confira:
Sustentabilidade
Palavra que ganhou destaque nos últimos anos, a sustentabilidade é também um dos maiores desafios para o setor da construção civil. Na Engemon, começamos aos poucos a implementar o direcionamento em nossas entregas. Através da Certificação Internacional LEED (confira aqui), aplicamos o conceito de green building com um sistema de economia de 75% de água potável e reciclagem de 99% dos resíduos da construção, reduzindo assim, impactos ambientais. Nosso próximo passo é incluir o conceito em todas as nossas obras, pensando além dos projetos e atendendo às necessidades das comunidades ao entorno.
Experiência do Usuário
Imagine poder exibir ao cliente detalhes sobre o andamento da obra sem que ninguém precise sair de dentro da sala de reunião ou até mostrar como o projeto final ficará através de realidade aumentada? Ou incluir as plantas dos projetos em sistemas nos quais todos os envolvidos no processo de construção possam ver em tempo real e conversar para resolver possíveis problemas, cada um em seu tablet e em seu setor? Pode parecer uma resolução simples, mas os benefícios que essas ferramentas nos trazem são incalculáveis (até mesmo para um engenheiro).
Construtechs
Unir tecnologia a um modelo de atuação é a melhor forma de resolver um problema do setor de construção com simplicidade e otimização. A otimização fase a fase trará eficiência e agilidade para esse que é um dos setores mais importantes.
Uso de drones
Já imaginou poder ter uma visão geral do andamento da sua obra, em tempo real, através de um ponto de vista que só seria atingido através de fotos aéreas? O uso de drones ligado ao setor da construção civil, é um grande aliado em todas as fases de um projeto, simplificando o processo de captura, gestão e compartilhamento da informação.
Máquinas Automatizadas
Existem algumas maneiras de aumentar a produtividade dentro do canteiro de obras, mas a automatização de máquinas é a forma mais interessante e que vem sendo bastante utilizada no ramo, até mesmo para reduzir a frota de máquinas em operação. Com isso, o projeto tem benefícios como a economia de combustível e do uso dos equipamentos necessários para cada tipo de trabalho. Isso porque, além de diminuir o desgaste em maquinário proprietário, também aumenta a confiabilidade nos mapeamentos das possíveis falhas.
Por: Engemon
Fotos/ Créditos: Engemon IT
O material pode ser reproduzido, desde que citado fonte
as pessoas também estão lendo.