19 de março de 2020
Case Engemon IT: Controle de Peso em Tempo Real
A Engemon IT participou do início ao fim do projeto, que foi de novembro de 2017 a janeiro de 2020
Compartilhe:
A Vital Engenharia Ambiental, empresa pertencente ao Grupo Queiroz Galvão, detém hoje 70% da parte da operação de coleta lixo no Brasil.
Em 2017, um dos maiores problemas que a empresa identificou na coleta foi o custo elevado com a manutenção do eixo de mola dos caminhões. Eram gastos cerca de 4 milhões por ano, pelo fato dos caminhões se sobrecarregarem com a quantidade de lixo coletada.
Com o intuito de diminuir os gastos e desgastes dos caminhões, a Engemon IT foi convidada para entrar no projeto e desenvolver um dispositivo que detectasse o sobrepeso durante o trajeto e não somente nas balanças do aterro.
A Engemon IT participou do início ao fim do projeto, que foi de novembro de 2017 a janeiro de 2020, através da identificação inicial do problema, até o desenvolvimento final e aplicação do detector.
A partir daí, iniciou-se o desenvolvimento que um dispositivo com mensurador de peso para ser colocado nos caminhões.
Através de testes com o uso de analytics das informações coletadas nos sensores de IoT, foi possível criar uma previsibilidade de coleta semana e diária. Para essa operação, foi utilizado o analytics da Engemon IT baseado em Hadoop, Spark e Python (mesmas tecnologias aplicada no Google).
Através da maior aferição na coleta de lixo, foi possível identificar por zona x peso x clima, o que resultou na redução de custos, cerca de R$ 9.2M/ano, além da redução na manutenção e na aplicação de multa por sobrepeso, possibilitando uma operação com indicadores mais assertivos .
Com um mensurador no dispositivo, foi possível realizar uma média de quantidade de lixo recolhida em cada época do ano, para assim conseguir disponibilizar um número de caminhões para o recolhimento necessário em cada região.
A redução no sobrepeso dos caminhões trouxe uma redução significativa de multa, melhor distribuição de equipamento e recursos para coleta e redução na manutenção excedente dos caminhões com eixo de mola, diesel e embreagem.
Com esses indicadores, houve um grande impacto nas vendas, com melhores condições comerciais para este e outros projetos/ concessões que já estão concorrendo.
Este foi um projeto que não implicou na redução do quadro de colaboradores, muito pelo contrário, trouxe grande impacto na satisfação da equipe, pois agora todos os coordenadores, gestores e diretoria possuem uma visão real da operação e previsibilidade futura.
Por: Engemon
Fotos/ Créditos: Engemon IT
O material pode ser reproduzido, desde que citado fonte
as pessoas também estão lendo.
Responsabilidade Social – Relatórios Engemon 2024
Ver mais
Infraestrutura básica de um data center: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Ver mais