9 de março de 2020
5G: quais as mudanças e desafios dessa tecnologia?
A chegada da tecnologia promete ser apenas o início de grandes mudanças no mundo
O 5G é a próxima geração de conectividade móvel à Internet, prometendo velocidades de download e upload de informações com muito mais agilidade, além de coberturas mais amplas e conexões mais estáveis.
Tecnicamente falando, a tecnologia 5G é o melhor uso do espectro de ondas de rádio, permitindo que outros dispositivos acessem a mesma internet móvel ao mesmo tempo.
Assim como as outras gerações de internet foram desenvolvidas com objetivos específicos, a tecnologia 5G também foi.
A 2G foi feita com foco na digitalização de voz, a 3G para os dados móveis, já a novidade 4G veio para aguentar fluxos maiores de dados.
Agora, uma nova tecnologia esperada, o 5G vem não só com a possibilidade de uma conexão estável e sem interrupções, mas também com a possibilidade de downloads de até 20 Gb, além de atender milhões de dispositivos conectados simultaneamente, entre drones, eletrodomésticos e até robôs.
Em cada país existe uma prioridade diferente quando o assunto é a implementação da nova geração de internet.
Na Coreia do Sul, por exemplo, o foco foi o B2B, oferecendo redes de alta velocidade para empresas, com o intuito de oferecer novas aplicações.
A partir da sua implementação ao redor do mundo, a tecnologia 5G tende a mudar a maneira como nos conectamos com os outros.
Possibilitará, por exemplo, a implementação de sensores em pessoas, monitorando constantemente as condições do organismo, como pressão arterial, glicemia e outras variáveis interessantes de serem acompanhadas.
Consequentemente, será um grande avanço na medicina, permitindo que médicos e profissionais da saúde acompanhem o quadro de saúde dos pacientes em tempo real, sem a necessidade de exames periódicos e encontros presenciais em consultórios ou hospitais, apenas em últimos casos.
Com a chegada do 5G, o Brasil irá para um outro nível de conexão, porém ainda existem entraves que estão barrando a entrada da novidade no país.
De acordo com a revista Veja, um dos pontos críticos está nos riscos dos serviços 3,5 GHz causem interferências no sinal da TV aberta oferecido com antenas parabólicas via satélite (Banda C).
Isso significa que está nas mãos da Anatel, a principal agência reguladora de telecomunicações no Brasil, estabelecer novas medidas que possam solucionar esses problemas.
Mas, apesar de ser ainda um longo caminho a ser percorrido, o Brasil já está dando seus primeiros passos para a popularização da tecnologia por aqui.
Ao que tudo indica, a partir de 2021 já teremos a chance de contar com o 5G em terras brasileiras.
De acordo com notícias, o leilão para ser definida a data exata e qual a frequência com que a tecnologia chegará ao Brasil deve acontecer no segundo semestre.
O 5G, apesar de ainda ser uma tecnologia nova e não tão explorada, promete ser revolucionária não só na maneira como nos comunicamos e agimos em sociedade, mas também trará possibilidades disruptivas para a medicina e outros setores essenciais para a evolução da humanidade.
Sempre pensando no futuro, a Engemon está preparada para esse futuro que está chegando e poderá atuar não só como consultora e geradora de conteúdo sobre o tema, como propulsora e fornecedora dessa transformação.
Continue de olho no nosso blog para saber mais sobre a chegada do 5G no Brasil e todas as novidades do mundo da engenharia e inovação..
Por: Engemon
Fotos/ Créditos: Divulgação
O material pode ser reproduzido, desde que citado fonte
as pessoas também estão lendo.