31 de janeiro de 2020
Realidade aumentada: como essa tecnologia está mudado o mundo?
Realidade aumentada: como essa tecnologia está mudado o mundo?
Compartilhe:

Diferente da realidade virtual, a realidade aumentada se refere a um ambiente de completa imersão que é criada através de diversas ferramentas computacionais para que o usuário possa realizar tarefas dentro dela.

Em palavras cruas, a realidade aumentada é uma tecnologia que insere objetos virtuais no ambiente físico, possibilitando a interação do usuário nos dois mundos, ao mesmo tempo.
Geralmente conta com dispositivos tecnológicos, utilizando a interface do mundo real adaptado para a visualização e manipulação dos objetos do mundo virtual.
Falar sobre a história da realidade aumentada é também fazer uma análise sobre a jornada do homem no mundo em que vivemos e suas colaborações para o mesmo.
No final da década de 50, o cinematógrafo Morton Heilig criou o sensorama, um simulador com visuais sons, vibração e cheiro.
A partir da descoberta de Heilig, outras grandes homens fizeram descobertas incríveis para chegarmos até a realidade aumentada de hoje em dia, quase 100 anos depois.
Mas foi nos anos 90 que, de fato, surgiu um sistema de imersão total, onde o jogador poderia aproveitar o ambiente real e misturá-lo ao universo de efeitos dos jogos, inserindo, por exemplo, uma batalha em meio a edifícios e ruas utilizando um óculos translúcidos ou câmera e uma tv, a ideia de um video game portátil com câmeras começou a ser desenvolvida a partir desta ideia anos mais tarde, devido apenas a limites tecnológicos.
Porém, entre os anos 70 e 80 Steve Mann, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Universidade McMaster, desenvolveu tecnologias de uso diário como, por exemplo o Eyetap, um ajudante de visão que administra simultaneamente a melhora e suas sobreposições.
Essa invenção poderia e foi utilizada em diversas áreas, como em arquitetura, gestão de emergências, arqueologia, arte virtual, comércio, educação, resgates, interação social, videogames, design industrial, área médica, imersão espacial, treino de voo, militarismo, navegação, lives, espaços de trabalho, turismo, tradução simultânea, música, e vendas.

Realidade aumentada na engenharia

Uma das mais atuais áreas de pesquisa em realidade aumentada é seu uso em ambientes abertos, o que foi possível através de GPS e sensores de orientação.Os primeiros sistemas de realidade aumentada em ambientes abertos foram desenvolvidos na Universidade de Colúmbia e na Universidade da Austrália do Sul.Hoje em dia, a BMW vem utilizando óculos com acelerômetros de 2 eixos e Softwares em realidade aumentada para a manutenção de seus automóveis, com isso os mecânicos conseguem vislumbrar a manutenção e as ferramentas a serem utilizadas em cada etapa da manutenção.Outra empresa que investiu em realidade aumentada foi a Apple, que focou na utilização dos sistemas de realidade aumentada paras jogos mobile, utilizando a nomenclatura para AR+, que foi desenvolvida exclusivamente para seus dispositivos móveis.Um fato que não podemos negar é que a realidade aumentada, cada vez mais vem mudando o mundo no qual estamos inseridos e também a maneira de vermos as coisas, uma vez que anos atrás poderíamos pensar que as tecnologias que usufruímos hoje em dia seriam impossíveis. A evolução é constante, assim como os objetivos de termos tudo cada vez mais acessível, então com toda certeza podemos esperar, em um futuro não tão distante, mais novidades e inovações.

Por: Engemon IT
Fotos/ Créditos: Divulgação
O material pode ser reproduzido, desde que citado fonte

as pessoas também estão lendo.
Responsabilidade Social – Relatórios Engemon 2024
Ver mais
Infraestrutura básica de um data center: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Ver mais