3 de janeiro de 2020
Qual a importância de um cabeamento estruturado?
Um sistema de cabeamento estruturado bem planejado, instalado e administrado, garante a redução de custos com novas instalações adicionais, além de permitir manutenções
Compartilhe:
Como falamos no artigo anterior, o cabeamento estruturado permite a padronização e organização dos meios de transmissão de dados e voz, de acordo com a disposição e múltiplas aplicações.
Hoje em dia, cerca de 70% dos problemas que ocorrem em redes de computadores e sistemas integrados são por conta da má estruturação de um cabeamento, por isso é de extrema importância que grandes e pequenas empresas possuam uma estrutura adequada de cabos.

A importância de um cabeamento estruturado

Cada vez mais as empresas e suas diversas organizações dependem da TI para estabelecer e acompanhar suas metas de acordo com as constantes evoluções do mercado.
O cabeamento estruturado, quando planejado e elaborado dentro das normas técnicas e de segurança, certamente atenderá a todas as necessidades atuais de uma organização, garantindo a segurança de suas operações permitindo a flexibilização de sua infraestrutura de informação de forma simples e ordenada sendo capaz de atender e suportar também as necessidades futuras absorvendo novas tecnologias em longo prazo, sem a aplicação de novos custos de implantação.
Hoje em dia, cerca de 70% de problemas que ocorrem em redes de computadores e sistemas integrados são por conta da má estruturação de um cabeamento, por isso é de extrema importância que empresas e organizações de todos os portes possuam uma estrutura adequada de cabos.
De forma resumida, uma empresa que mantém sua conectividade de forma organizada e padronizada garante o funcionamento de aplicações diárias como um simples envio de e-mails, desenvolvendo a organização seja ela, pequena, média ou de grande porte.
A padronização estabelecida pelo Cabeamento Estruturado segue procedimentos que se baseiam nos conceitos de rede, desempenho dos materiais empregados, práticas de instalações e demais recomendações que são estabelecidas por normas elaboradas por instituições internacionais como a EIA (Eletronic Industries Alliance) e TIA (Telecommunications Industry Association) e nacionalmente a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Um sistema de cabeamento estruturado, quando bem planejado, instalado e bem administrado, garante a redução de custos com novas instalações adicionais, além de permitir manutenções mais rápidas e seguras.
Por: Engemon
Fotos/ Créditos: Divulgação
O material pode ser reproduzido, desde que citado fonte.
as pessoas também estão lendo.
Responsabilidade Social – Relatórios Engemon 2024
Ver mais
Infraestrutura básica de um data center: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Ver mais