Empresas buscam economizar energia no data center para reduzir custos e ajudar o meio ambiente.
Os impactos ambientais, gerados pelo avanço da tecnologia, são notáveis no Brasil e no mundo. Até pouco tempo, o desenvolvimento tecnológico e industrial parecia ir contra a busca pela sustentabilidade e a conservação ambiental. Porém, a tecnologia ambiental vem para demonstrar que é possível se desenvolver e cuidar do meio ambiente.
Você já ouviu falar em data center verde? Trata-se de um centro de armazenamento de dados projetado para ter uma maior eficiência a partir de uma redução do consumo de energia e, como consequência, provocar menos impactos ambientais. Para você ficar por dentro dessa tendência e solução para sua empresa, trouxemos informações detalhadas para começar a implementá-lo em sua organização.
Data centers e o impacto no meio ambiente
O data center tem um papel muito importante nos dias atuais por concentrar equipamentos de processamento e armazenamento de dados, servidores, sistemas de ativos de redes, como roteadores, switches e outros. Eles são os responsáveis por possibilitar a todos o uso da internet. E com as pessoas cada vez mais presentes no meio digital, os data centers continuam consumindo energia continuamente.
Agora com a chegada do 5G, inteligência artificial e robôs, a tendência é aumentar ainda mais esse consumo energético, o que acende um alerta quanto às emissões de carbono e os impactos ambientais. É aí que entra o data center verde, conceito que vem ganhando cada vez mais força nos últimos anos. Mas porque a preocupação em aliar sustentabilidade ao data center?
A preocupação com o futuro da geração de energia não é uma novidade. Afinal de contas, a cada ano as mudanças climáticas impõem novos desafios aos negócios, tanto no que se refere à disponibilidade como a custos e isso tem impactado os provedores de serviço de data center, levando-os a buscar soluções mais modernas e viáveis.
O que é um data center verde ou green data center?
Um data center verde nada mais é que uma instalação computacional de classe empresarial inteiramente construída, gerenciada e operada em princípios da computação verde. Isso significa que entrega os mesmos recursos e capacidades de um data center típico, mas usa menos energia e espaço. Além disso, seu design e operação são amigáveis ao meio ambiente, o que acaba contribuindo muito para a sustentabilidade.
Esse conceito pode ser aplicado ao se seguirem conceitos como a construção, desde o pré-projeto de uma instalação amigável ao meio ambiente, consumo mínimo de recursos para operação e manutenção (desde a infraestrutura primária ao suporte a recursos eletrônicos, como resfriamento, back-up e iluminação), operação com fontes de energia renováveis, sendo a infraestrutura inteira de baixa energia e pegada de carbono, além do mínimo desperdício de equipamentos, reutilizando ou reciclando-os.
Recentemente a Vertiv (NYSE: VRT), fornecedora global de infraestrutura digital crítica e soluções de continuidade, além de fornecedora norueguesa de colocation Green Mountain, usou tecnologias de ponta para aumentar ainda mais a eficiência e a sustentabilidade do que já estava entre os data centers mais verdes do mundo.
“A sustentabilidade afeta tudo o que fazemos e é muito importante quando construímos novos centros de colocation e temos novos recursos neles”, disse Alexander de Flon Rønning, gerente de projeto e produto da Green Mountain.
De acordo com a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), os data centers desempenham um papel fundamental por estarem no epicentro da inovação tecnológica, eficiência energética, energias renováveis e economia de dados possibilitada pela digitalização. Operadoras de data center, como a Green Mountain, podem ser tomadas como um modelo para acelerar a transição de energia sustentável e abrir um caminho que outras indústrias famintas de energia poderiam seguir.
Gostou? Quer ficar por dentro das tendências e tecnologias do mercado? Conheça mais sobre a atuação da Engemon na área de construção civil? Confira nossos cases e projetos e entre em contato conosco!