13 de julho de 2020
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL: QUAL É O SEU IMPACTO NAS INDÚSTRIAS E EMPRESAS?
Compreenda do que se trata, seu impacto e quais benefícios que traz às empresas e indústrias
Tendo como base a otimizaçãoo de processos industriais de uma operação através da tecnologia, a automaçãoo industrial pode ser considerada a substituição de processos manuais por máquinas.
Soou familiar? Você está certo, a automação industrial está ligada à revolução industrial, que aconteceu na Europa entre XVIII e XIX, e à indústria 4.0.
Hoje, a indústria 4.0 é o que impulsiona diversos avanços nos processos produtivos, trazendo aspectos elaborados sobre o uso da tecnologia e elevando para um patamar acima do que estamos acostumados.
Neste artigo falaremos um pouco sobre o surgimento da automação industrial, suas aplicações e benefícios que traz às empresas e indústrias.
Com foco na modernização dos processos industriais, tornando cada um deles mais eficientes e assertivos, a automação industrial procura trabalhar trazendo um aumento de produtividade, substituindo algumas partes da mão de obra humana. Com alta disponibilidade, a automação industrial integra as áreas eletrônicas de mecânica e tem como objetivo principal aumentar a produtividade nas indústrias, garantindo assim a competitividade no mercado de maneira integrada e menos desgastante aos seus colaboradores, que hoje contam com 90% do processo realizado por máquinas e pouquíssima parte de mãos humanas.
A automação industrial é composta por duas partes, sendo elas:
– Parte operacional;
– Parte de controle.
Considerada a parte “executiva”, a operacional é composta por elementos eletromecânicos que executam as tarefas programadas, sendo os responsáveis por converter as informações lógicas de controle em trabalho. Outra componente fundamental da parte operacional são as unidades de aquisição de dados, que são responsáveis por coletar as grandezas físicas das atividades no campo.
Já a parte de controle é a que fica responsável pela programação, ou em palavras mais simples, é o cérebro do sistema todo de automação. É aplicada através de um controlador lógico programável e é a responsável por enviar as informações de comando e controle aos dispositivos da parte operacional, bem como realizar a leitura das informações obtidas pelas unidades de aquisição de dados.
Outra possibilidade que a automação industrial traz na parte de controle, são os softwares de gerenciamento predial, que permitem o comando e visão através de telas em computadores, oferecendo ao operador o acompanhamento de tudo que acontece no campo em tempo real e o status simultaneamente, além de equipamentos altamente qualificados, aumentando assim a produtividade e as possibilidades.
A chegada da automação industrial no Brasil foi consequência de processos e mudanças que fizeram com que os líderes de grandes indústrias buscassem, cada vez mais, por otimizações de processos, principalmente repetitivos, de maneira eficiente e segura para todos os envolvidos.
Essa otimização trouxe impactos altamente positivos, uma vez que gerou um aumento significativo no volume de produção e na qualidade de seus produtos, consequentemente, aumentando a quantidade de consumidores interessados e, mais para frente, permitindo a entrada de mercados externos em busca dos produtos produzidos em território nacional.
Podemos citar as indústrias automobilísticas e da área de alimentos como as principais estimulantes para a aplicação das tecnologias no mercado brasileiro, com processos automatizados por robôs e computadores.
Criada com o principal objetivo de suprir toda a demanda do alto consumo, a automação industrial trouxe cada vez mais benefícios para a indústria em questões de automatização de processos, otimizando recursos, prazos e investimento, a automação ainda traz:
– Segurança ao colaborador;
– Integração;
– Assertividade
– Qualidade;
– Controle e monitoramento.
Confira abaixo:
Segurança ao colaborador
Quando falamos em segurança, não estamos falando apenas para a empresa. Mas também aos colaboradores. Por exemplo, um operador humano de máquinas corre grandes riscos ao trabalhar em contato direto com a máquina, uma vez que qualquer descuido pode causar um grave acidente, comprometendo sua integridade física.
Através de normas e constantes atualizações, empresas que trabalham com a automação industrial seguem práticas de segurança focadas na automatização de processos de riscos à vidas humanas, afinal, um sistema operado totalmente por computadores está imune a erros deste calibre.
Além do mais, ao automatizar um processo de risco e tirar um operador do contato com a máquina, é possível focar a mente humana em outras atividades, como estratégias de vendas e outras melhorias à empresa.
Integração
A integração das operações pode ser considerada uma das partes mais importantes de ser citada quando falamos dos benefícios que a automação industrial traz para as indústrias. Isso porque, a integração de dados e processos, desde colaboradores, fornecedores, clientes, dentre outros, otimiza processos, prazos e diminui as chances de erros.
Exemplo: com a automação industrial e os dados integrados, é possível ter uma visualização rápida de estoque de mercadorias ou insumos, evitando problemas com prazos não cumpridos.
Assertividade
Humanos são, por natureza, limitados por fatores físicos e que podem não só reduzir sua eficiência, mas também correr o risco de causar acidentes.
A integração de dados e comandos automatizados gera a autonomia total da máquina, que segue comandos e orientações programadas.
A supervisão humana pode ser uma possibilidade, neste caso, para pessoas e máquinas trabalhando em conjunto, garantindo assim que os processos programados estejam funcionando devidamente.
Qualidade
E não é apenas o processo de produção que pode ser automatizado. As etapas de verificação de qualidade e testes também podem ficar por conta dos computadores, assim, é possível realizar o controle sobre a qualidade e garantia do produto final, o que pode trazer melhorias ao fluxo todo da empresa, além de atingir em cheio as expectativas dos consumidores.
Controle e monitoramento
Ao automatizar os processos, o sistema conta com sensores e outros dispositivos instalados para gerar uma quantidade maior de dados e informações que podem ser analisados pelos gestores para um processo constante de melhorias.
A visualização em relatórios e outros documentos oferecem um maior controle sobre cada etapa do processo, de maneira detalhada e que oferece a possibilidade de raciocinar com maior clareza na hora de tomar decisões baseadas em dados e métricas
Quer saber mais sobre a automação industrial e como a Engemon pode te ajudar?
Confira um dos nossos cases de sucesso e fale conosco para saber o que podemos oferecer para a sua empresa.
Leia também:
Por: Engemon
Fotos/ Créditos: Envato
O material pode ser reproduzido, desde que citado fonte
as pessoas também estão lendo.