10 de janeiro de 2020
Cabeamento estruturado: por que investir?
Compreenda a importância desse investimento e as melhorias que trará para sua empresa
Compartilhe:
Conforme já foi comentado nos conteúdos anteriores que você pode conferir aqui, hoje em dia, mais da metade dos problemas que acontecem em redes de sistemas integrados são por conta da má estruturação de um cabeamento. Essa má estruturação pode trazer diversos problemas, como: atraso para a entrega de projetos ou a falta de comunicação interna e externa, que pode trazer complicações com clientes ou fornecedores, dependendo do segmento da sua empresa ou organização.
Hoje em dia, um cabeamento estruturado, quando bem executado, atende todas as necessidades atuais para operação de uma organização, independente do seu porte.
Garante também que a organização esteja pronta a ampliar sua capacidade de expansão com uma probabilidade menor de falhas, interferências ou interrupções na sua rede de dados e informações.
Cada vez mais o desenvolvimento repentino dos meios de comunicação, tecnologias sem fio e serviços de alta criticidade que necessitam de altas taxas de transmissão de dados sem falhas, oscilações e perdas com necessidades de conexão em tempo real, fazem com que um número maior de organizações e empresas reforcem cada vez mais suas bases na tecnologia de informações, elevando assim a importância de possuir um cabeamento estruturado bem instalado. Há também uma nova tendência das comunicações concentrarem-se cada vez mais nas mídias ópticas.
Mídias Ópticas
As mídias ópticas são meios de armazenamento de dados que utiliza meios ópticos para captura das informações. É nesse ponto que notamos a diferença pois, se por um lado os cabos metálicos ficam próximos dos limites de utilização quando se tratam de sua capacidade de transmissão a determinadas distâncias, o mesmo não ocorre com as fibras ópticas. Atualmente, as fibras ópticas possuem como limitantes os próprios equipamentos que geram as informações para transmissão. Através de uma arquitetura de rede de alto desempenho, as fibras ópticas permitem elevados níveis de transmissão em distâncias cada vez maiores com a possibilidade de ainda, chegarem até o usuário ou ponto de atendimento final.
Portanto, o Cabeamento Estruturado quando implantado de forma planejada e unificada, atendendo a conectividade de todos os elementos de uma empresa, diminui a necessidade de manutenções frequentes, flexibiliza alterações de layouts e também diminui a necessidade de grandes alterações na infraestrutura e troca de cabeamentos, o que em longo prazo, converte em ganho para a empresa.
Por: Engemon
Fotos/ Créditos: Envato
O material pode ser reproduzido, desde que citado fonte
as pessoas também estão lendo.
Responsabilidade Social – Relatórios Engemon 2024
Ver mais
Infraestrutura básica de um data center: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Ver mais