4 de setembro de 2019
Como a indústria 4.0 muda sua empresa?
Compreenda quais as mudanças que o conceito de indústria 4.0 traz para a sua empresa
A ideia da indústria 4.0, ou 4ª revolução industrial, se baseia na conexão de diversas tecnologias.
Entende-se que, ao conectar máquinas, sistemas e outros eletrônicos, as empresas podem criar artifícios inteligentes em toda a sua rede de produção e, através disso, controlar diversas ações de forma autônoma e responsiva.
Isso significa que fábricas e empresas inteligentes possuirão a capacidade e autonomia para agendar manutenções, além do poder de prever possíveis falhas em processos e realizar adaptações a mudanças que aconteçam sem o planejamento da produção.
Agora, para que exista a compreensão sobre quais as mudanças que o conceito de indústria 4.0 traz para a sua empresa, é preciso entender um pouco melhor sobre os fatores mais marcantes desse conceito.
Um deles é a Internet das coisas, que vem se tornando um conceito cada vez mais popular por tratar a possibilidade de controlar remotamente máquinas, objetos físicos e até mesmo ambientes.
Podemos considerar a internet das coisas como o conceito básico da indústria 4.0.
Outro conceito importante de se considerar é o Big Data Analytics, uma estrutura extensa de dados que utiliza informações geradas e armazenadas com as quais os aplicativos de processamento de dados tradicionais ainda não conseguem lidar em um tempo tolerável.
É impossível negar que a tecnologia que acompanha a indústria 4.0 irá remodelar o mercado, empresas e indústrias.
A quarta revolução industrial agirá diretamente em um conceito que já nos é familiar, que é a customização de produtos e serviços, afinal, o consumidor busca cada vez mais experiências únicas e que sejam modeladas especialmente para si mesmo e o menos genérico possível.
Isso significa que a integração de todos os sistemas que citamos fará muita diferença, pois os processos começarão a ser realizados no formato em que o cliente busca, realizando a ideia de personalização.
Outra modificação que impactará o mercado, é a automatização dos processos.
A segurança na Tecnologia da Informação (TI), solidez na transmissão entre máquinas e o fator de fiabilidade da produção desempenhada serão afetados
diretamente, assim como aconteceu durante a 1ª revolução, que trocou trabalhadores por máquinas.
No momento em que vivemos, é muito importante que empresas acompanhem as mudanças do mercado para, além de manter a vantagem competitiva em seu segmento, também caminhar para a evolução ao lado da tecnologia.
Hoje, a sociedade exige que os processos de negócios sejam cada vez mais de fácil compreensão, simples, ágeis e otimizados. Os impactos dessas exigências afetam, principalmente, o mercado de trabalho e oferta de mão de obra.
As industrias precisam aumentar sua eficiência para, assim, manterem sua competitividade nos negócios. Porém, por outro lado, o risco do desemprego que já existe no mercado por conta da automação ainda é grande.
Por isso, é necessário ter em mente o tamanho da importância de preservação do colaborador e investimento intelectual do mesmo.
Hoje o Brasil é um país que enfrenta desafios na formação de profissionais na área da tecnologia.
Isso corre pelo fato de a maior parte dos cursos, como os de formação superior e os técnicos, ainda enfrentam vários desafios ao preparar a população para o mercado de trabalho, principalmente quando o assunto é a indústria 4.0.
Ainda existe uma certa resistência em se adequar neste modelo de negócio, deixar para trás os modelos de equipamentos que vieram junto com a 3ª revolução industrial, para conseguir se adequar o máximo possível na 4ª.
Afinal, é preciso que o país não só se adeque a essas mudanças, é preciso também saber lidar com elas da melhor maneira possível.
as pessoas também estão lendo.