11 de maio de 2020
Como a tecnologia está sendo nossa principal aliada durante a quarentena?
Entenda como a tecnologia ajudou para que os dias de isolamento social fossem menos difíceis
Compartilhe:
Ao contrário do que imaginamos no início da pandemia, os dias em casa não estão sendo entediantes e, muito menos, monótonos.

Primeiro pelo fato de que a maior parte das pessoas continuam trabalhando em seus horários e ritmo normais, mesmo que dentro de casa.

Segundo: a tecnologia está ao nosso lado.

Ela sempre esteve, mas agora, mais do que nunca, ela é a nossa principal aliada para nos mantermos não só em contato com as outras pessoas que não estão mais ao nosso lado fisicamente diariamente, mas também para nos mantermos atualizados, realizar exercícios, estudar e, acima de tudo, nos distrair.

As lives, por exemplo, se tornaram grandes acontecimentos durante os dias em casa.

Apesar de ser uma ferramenta disponível nas redes sociais antes mesmo da pandemia, agora as lives ganharam uma importância e significado diferente para o setor de entretenimento, que foi um dos mais afetados durante a crise do novo coronavírus.

Além de reinventado, foi uma opção para mobilizar pessoas em prol de outras que, no meio da crise, estão passando dificuldades por conta da redução salarial e até mesmo casos de demissão, em algumas empresas.

Além da indústria do entretenimento, outros setores precisaram se reinventar para manterem-se na ativa durante os dias de isolamento social, como os educadores físicos, que começaram a disponibilizar treinos online para seus alunos, assim como as escolas tiveram que mudar a maneira como os professores disseminam educação aos alunos.

As videoconferências se tornaram cada vez mais comuns e, até mesmo quem nunca havia tido contato com essa novidade, se viu obrigado a entrar na onda.

A tecnologia como nossa principal aliada durante a quarentena

Para exemplificar melhor e mostrar a maneira que alguns setores se reinventaram, separamos alguns exemplos de como a tecnologia vem ajudando nos dias de isolamento social.

Compras

De acordo com o Compre e Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, após o avanço do coronavírus no Brasil, as vendas online tiveram um grande aumento.

Em uma matéria da Uol Economia, foram divulgados os dados da empresa que mostram que, apenas na primeira quinzena de março, a alta foi de 40% em relação a quantidade de vendas que vinham sendo realizadas.

Além disso, um relatório desenvolvido em parceria com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), mostrou que este aumento foi significativo em três áreas em específico, sendo saúde, supermercados e beleza e perfumaria, cerca de 111%, 80% e 83%, respectivamente, se comparado ao mesmo período de março do ano passado.

Distração

O confinamento e o isolamento social foram fatores que impactaram, principalmente, os idosos.

Mas graças à tecnologia e tudo o que ela nos oferece, as pessoas com idade mais avançada, que se encontram em um dos principais grupos de risco, puderam manter o contato com família e amigos através das chamadas de vídeo e voz.

Em uma matéria para a Folha de São Paulo, a aposentada Luzia B. Polopoli Rotta, 72 anos, disse que tem mantido contato com suas amigas de hidroginástica, dança e dos tradicionais carteado aos finais de semana, através da tela do celular.

De acordo com os profissionais da saúde, manter este contato e interação com os idosos é de extrema importância, para que eles não se sintam ainda mais isolados e sozinhos.

Informações

Manter-se informado sobre como tudo está mudando rápido ao redor do mundo é necessário.

Porém, é importante nos mantermos atentos no tipo de informação que estamos consumindo. Em meio à pandemia, a quantidade de informações fakes que estão surgindo é imensa.

Pensando nisso e em busca de disseminar apenas informações positivas e verdadeiras a respeito do COVID-19, um grupo de três desenvolvedores de web e uma designer criaram um site apenas com boas notícias sobre o coronavírus.

O site foi programado para realizar sozinho a busca de notícias relacionadas ao vírus, mas antes de serem publicadas, passam por uma triagem, quando são selecionadas apenas reportagens de veículos de imprensa profissionais e confiáveis, para evitar fake news.

Desde o dia 20 de março, o The Good News Coronavírus está no ar disseminando apenas notícias verdadeiras e positivas sobre o coronavírus.

Cursos online? Ferramentas de videoconferência? Streaming para entretenimento?

Aliás, fizemos uma lista de documentários incríveis sobre engenharia e tecnologia que você pode conferir aqui.

Continue conosco para se manter atualizado em tudo o que está rolando no mundo da tecnologia e engenharia, até mais!

Por: Engemon

Fotos/ Créditos: Envato

O material pode ser reproduzido, desde que citado fonte

as pessoas também estão lendo.
Responsabilidade Social – Relatórios Engemon 2024
Ver mais
Infraestrutura básica de um data center: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Ver mais