9 de setembro de 2021
Construtech: as startups de construção civil
Compartilhe:

Conheça o conceito de construtech e entenda como ele está mudando o setor de construção civil

Assim como as famosas “fintechs” estão mudando no mercado financeiro, as “construtechs” prometem uma grande inovação no setor da construção civil. Isso porque, historicamente, é um segmento com baixa absorção de tecnologia nos seus processos.

Por ser um mercado muito tradicional e sólido, ainda sofre muito com a dificuldade de acelerar operações e inovar na maneira de entregar soluções práticas para o cliente final. Ainda que conte com uma mão de obra intensiva, o setor da construção civil ainda carece de baixa produtividade – que inclusive impacta diretamente no aumento de custos, atraso de projetos e sua eficácia.

De olho no crescimento

A atuação das construtechs vai além do imaginário clichê “escritório de tecnologia”: elas atuam tanto dentro como fora dos canteiros e, assim, conseguem detectar soluções tecnológicas para aumentar ou melhorar a produtividade e execução das obras.

Por ser um dos  setores menos digitalizados de todos,  ficando à frente  apenas do setor de agricultura, o setor de construção civil necessita mais do que nunca desse tipo de inovação. E foi exatamente para resolver esses problemas que as construtechs surgiram.

Não é à toa que se trata de um dos maiores mercados da economia global: ele já emprega 7% da população e gasta mais de US$ 10 trilhões em bens e serviços todos os anos.

Como a construtech pode auxiliar no setor de construção civil

Além de poder aumentar a produtividade nas obras, as construtechs auxiliam em alguns pontos cruciais e projetos, alguns deles essenciais para agilidade da entrega. Confira alguns benefícios de uma construtech no setor de construção civil:

  • diminuir os custos das operações;
  • aumentar a segurança do trabalhador civil;
  • reduzir acidentes causados por falhas nos sistemas;
  • corrigir erros de projeto que levam a acidentes e defeitos operacionais;
  • prevenir acidentes que sensores tradicionais não conseguem captar previamente.

A tecnologia também consegue oferecer valor melhorando o dia a dia do cliente, com sistemas que emitem aviso quando chegar o momento da manutenção.

Cenário das construtechs brasileiras

Atualmente, já existem mais de 350 construtechs no Brasil, oferecendo soluções para vários tipos de problemas, e focadas em vários nichos de mercado, desde  gerenciamento de canteiros de obras, contratação para mão de obra qualificada, na compra e venda de imóveis, em maquetes interativas e modelos 3D, até em construções inteligentes.

Ao propor o uso da tecnologia e da inovação para melhorar processos, mesmo sob resistência em alguns casos, a construtech é essencial para o futuro da construção civil, pois propõe mudanças em toda a cadeia do setor, com benefícios reais.

Quer conhecer mais sobre a atuação da Engemon na área de construção civil? Confira nossos cases e projetos e entre em contato conosco!

as pessoas também estão lendo.
Responsabilidade Social – Relatórios Engemon 2024
Ver mais
Infraestrutura básica de um data center: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Ver mais