22 de junho de 2020
Gamification: como usá-la a favor do seu time durante o isolamento social?
Gamification: como usá-la a favor do seu time durante o isolamento social?
Vivendo em um momento delicado e que é preciso cada vez mais motivação aos colaboradores por parte das empresas, o gamification chega com uma proposta grandiosa não só de engajamento, mas também de interação social.
Mesmo tendo contado com nossos companheiros de trabalho por meio de videochamadas, as companhias precisam inovar e se reinventarem para continuarem acompanhando o resto do mundo, sem deixar que seus colaboradores desanimem ou sintam-se desmotivados em casa. Afinal, o momento é delicado e sensível para todos.
Por isso, o método gamification, que não é novidade para alguns, pode ser uma opção de gerar esse engajamento e também aumentar a produtividade do time.
Baseada no princípio de usar dinâmicas de jogos para engajar pessoas, a ideia da técnica gamification é resolver dilemas melhorando o aprendizado através da motivação de ações fora do contexto de jogos.
Com sua essência baseada na diversão, competição e recompensa, a técnica explora os pilares básicos de instintos humanos, o que facilita a aplicação fora dos jogos e dentro do contexto empresarial.
Pensando na geração Y (nascidos entre 1980 e 1990) que evoluiu junto com a tecnologia e hoje é a maior porcentagem que integra os times em grandes companhias, e levando em conta as mudanças geradas ao mundo corporativo pela indústria 4.0, o gamification é uma das técnicas estratégicas mais assertivas para engajar as equipes.
Ao unir o lúdico ao visual, é uma experiência inovadora e que pode ser extremamente enriquecedora, inicialmente a curto prazo, mas dependendo da resposta da equipe, a longo prazo também.
O termo gamification é uma das principais tendências no ramo de educação corporativa e foi criado por Nick Pelling, um programador britânico, em 2002.
O gamification começou a fazer parte do treinamento de equipes a fim de motivá-las e oferecer desafios que, ao serem solucionados, oferecessem recompensas pessoais que gerasse maior motivação e engajamento.
Há anos já vem sendo usado para gerar engajamento nos colaboradores através de etapas com pontuações, além feedbacks, fazendo com que o processo de aprendizado seja mais acelerado e transforme-se em um treinamento contínuo para melhorias.
Entre os principais objetivos do gamification, temos a valorização do engajamento das pessoas envolvidas através de motivação.
De acordo com Dan Pink, especialista em motivação e autor de livros sobre trabalho, gestão e ciência comportamental, existem 3 tipos de motivação, sendo: autonomia, domínio e propósito.
No gamification, a autonomia vem através do engajamento criado quando o colaborador começa a controlar suas principais funções e o ritmo que lida e desenvolve cada uma delas. Neste quesito, a motivação chega por meio da confiança que é dada a ele.
O domínio, a segunda motivação, geralmente ocorre quando ele nota que está em processo de melhoria contínua dentro da empresa e que a mesma está oferecendo experiências enriquecedoras para aumentar sua gama de responsabilidades e áreas de expertise.
Por último, o propósito, que surge quando o gamification é aplicado à uma proposta bem desenvolvida e com objetivos.
A aplicação do gamification nas empresas pode ser feita com base em alguns elementos, como regras, metas a serem atingidas feedbacks, cooperação e recompensas finais.
Regras: assim como qualquer jogo, as regras são de extrema importância para que ninguém seja mais beneficiado do que o outro, então um conjunto de normas podem direcionar como o jogo se desenrolará, o que é permitido e, além de gerar equilíbrio, trará uma competitividade saudável entre os participantes.
Metas a serem atingidas: as metas entram como propósitos neste contexto, pois são por elas que o jogador estará na competição;
Feedback: o feedback no contexto do gamification funciona como um impulsionador de motivação. Sendo ele positivo ou não, o jogador o absorve e continua no mesmo ritmo, quando for bom e, em caso negativo, usá o feedback para buscar melhorias;
Cooperação: a cooperação dos participantes consiste em estarem em busca de atingir as metas obedecendo cada regra imposta, além de saber como lidar com os feedbacks, mostrando muito sobre a maneira de trabalho de cada um, o que possibilita uma visão mais aberta aos gestores que estiverem liderando a dinâmica sobre seu time;
Recompensas finais: a recompensa final é o principal motivo para os jogadores estarem motivados em atingir as metas, portanto, essas recompensas podem vir de diferentes maneiras, um elogio motivador, brindes, uma mensagem especial de um líder admirado da empresa, etc.
Ao final da competição, será possível observar diversos benefícios que foram trazidos ao time, como:
– Falhas sendo encaradas como aprendizado;
– Aumento de conhecimento absorvido de maneira prática;
– Maior autonomia e confiança em si mesmo;
– Interação e confiança entre o time.
Buscar oferecer técnicas inovadoras para o engajamento do time pode ser uma das melhores soluções para instigar a evolução não só pessoal do seu colaborador, mas também profissional, uma vez que diversos aspectos são trabalhados em dinâmicas de gamification, como a colaboração em equipe, competição, confiança, entre outros.
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Por: Engemon
Fotos/ Créditos: Envato
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