22 de abril de 2020
Home office: dicas para o trabalho render em casa
Confira as dicas da Engemon para que os seus dias em casa sejam produtivos
Para muitos, trabalhar em casa além de ser comum, é também uma opção que diversas empresas oferecem ao seu time de colaboradores.
Seja por flexibilidade ou possibilidade de trabalhar de maneira remota, o que antes era considerado um privilégio, na situação atual do mundo por conta do novo coronavírus, o Covid-19, se tornou uma maneira de prevenção para evitar a disseminação do vírus.
O home office, ou trabalho remoto, como algumas empresas preferem intitular, é uma ótima maneira de reduzir o estresse e a perda de tempo de deslocamento até o local de trabalho, considerando que em algumas cidades, como São Paulo, as pessoas costumam perder quase três horas por dia no trânsito.
Além disso, a possibilidade de estar em casa com a família, pets ou em um local que passe conforto, é um grande aditivo para a saúde mental do colaborador.
Mas para que a produtividade não caia trabalhando em casa, alguns pontos precisam ser esclarecidos.
Primeiramente, é preciso ter em mente que não é porque você está em casa, no seu lar, que seu ritmo de trabalho será mais tranquilo.
Provavelmente o número de interrupções será menor do que no escritório, por isso mesmo, a quantidade de coisas que você fará de uma só vez será maior e o fluxo ainda mais intenso.
Estar ciente de que você está trabalhando normalmente, como em qualquer outro dia no escritório, é o primeiro passo para se situar.
Outro ponto necessário de entender são as roupas.
Pijamas e pantufas não combinam com trabalho no escritório, correto? Pois então também não combinam com trabalho em casa.
Isso porque as roupas possuem uma grande influência no nosso comportamento e disciplina, então manter-se com as roupas de dormir e de relaxar pode ser uma opção que vai comprometer seu foco durante o dia, mesmo que você não perceba.
Neste caso, existem duas opções: roupas confortáveis de ficar em casa, mas nada de pijamas; ou então se vestir como se estivesse indo ao escritório.
Confira algumas dicas que separamos para que o seus dias de home office sejam produtivos:
1. Evite interferências
Como falamos anteriormente, estar com a família e bichinhos é ótimo para a saúde mental, mas é preciso saber separar os momentos.
Nosso lar é um local cheio de distrações e possíveis interferências que, para quem não está acostumado e está tendo sua primeira experiência agora, pode ser um grande desafio.
Deixar de lado interrupções a todo momento e as notificações de redes sociais pode ser o primeiro passo para começar a se entender com essa modalidade de trabalho e encontrar qual é a sua melhor maneira de lidar com a mudança.
2. Silêncio e luz são essenciais
O silêncio que nos referimos é evitar locais onde tenha pessoas conversando sobre assuntos que possam tirar o seu foco. Afinal, nada impede que os fones de ouvido sejam seus melhores amigos!
Para que o seu foco seja certeiro, um local limpo, bem iluminado, organizado e tranquilo pode ajudar.
3. Certifique-se de que tem as ferramenta necessárias
Internet, notebook e outros acessórios são imprescindíveis para quem trabalha em casa.
Por isso, tenha a certeza de que a velocidade da sua internet e estabilidade da mesma não irão atrapalhar seu dia e sua rotina e trabalho.
Algumas empresas fornecem notebook e acessórios de informática aos colaboradores, mas para os que irão trabalhar com seus objetos pessoais, é importante garantir a segurança do sistema para que nenhuma informação confidencial possa vazar ou que possíveis vírus danifiquem o sistema usado pela empresa ao acessá-lo com o seu notebook.
4. Tenha seu horário de trabalho
Grande parte das empresas pede que o colaborador, mesmo de casa, siga o mesmo horário estabelecido para dias no escritório.
Horário de início, pausas, almoço e horário de finalizar o trabalho, nestes casos, são fixos, então atente-se para seguir os mesmos horários que os seus colegas de trabalho, assim pode garantir que terá sempre um tempinho a mais para curtir a família ou quem estiver em casa com você durante a quarentena.
5. Cuide da sua saúde!
Não é porque você está em casa e não pode sair dela, que irá ficar as oito horas de trabalho sentado em frente ao computador.
Na rotina do escritório, é normal levantarmos para buscar água, ir até à mesa de um colega, ir à cozinha pegar um café ou algo para comer. Então mantenha-se no mesmo ritmo!
Além disso, sem ter que sair de casa, existe a possibilidade de acordar no mesmo horário e aproveitar um tempinho para fazer exercícios simples, como alongamento ou yoga.
Durante o dia, se possível, faça pequenas pausas de cinco minutos e alongue-se.
Lembrando que desenvolvemos um guia especialmente para você se atualizar sobre o novo coronavírus e como se prevenir, confira aqui!
Por: Engemon
Fotos/ Créditos: Envato
O material pode ser reproduzido, desde que citado fonte
as pessoas também estão lendo.