14 de fevereiro de 2020
Inteligência artificial e internet das coisas: duas tecnologias que se completam
Entenda quando que essas duas tecnologia se cruzam e se complementam
Compartilhe:
Considerada uma das inteligências mais similares à humana, a inteligência é um vasto campo de estudo acadêmico. A maior parte dos pesquisadores definem o campo de inteligência artificial como um campo estudo e projetos de agentes inteligentes, onde esse agente é um sistema que reconhece seu habitat e toma atitudes que maximizam suas chances de sucesso e ambientação.
Em suma, o maior objetivo das pesquisas relacionadas à inteligência artificial é conseguir fazer com que máquinas e computadores possam pensar exatamente ou até melhor que os seres humanos, tendo linhas lógicas de raciocínio, criando análises e até mesmo desenvolvendo respostas próprias para diversas questões e situações.
Apesar de parecer um termo novo, a inteligência artificial já vem caminhando na história desde o fim da Segunda Guerra Mundial, quando foi fundado o campo de pesquisa em inteligência artificial, chamado de “a ciência e engenharia de produzir máquinas inteligentes”, durante uma conferência no campus do Dartmouth College, universidade estadunidense. Desde então, diversos conceitos de inteligência artificial foram criados, até que em 1997 veio o estouro: a criação do Deep Blue, computador da IBM.
Deep Blue ficou conhecido pelo fato de ser o primeiro na história a vencer Garry Kasparov, o melhor jogador de xadrez do mundo. Apesar de todas as limitações da época, esse foi um grande marco na história da inteligência artificial que hoje, mais de 20 anos depois, sofreu diversas modificações e melhorias, trazendo essa tecnologia para o nosso cotidiano.
Alguns exemplos de inteligências artificiais presentes no nosso cotidiano:

Corretor ortográfico: hoje em dia a maior parte dos sistemas e computadores com que temos contato possuem inteligência artificial, principalmente em nossos celulares. O corretor ortográfico do teclado, por exemplo, é um dos maiores exemplos que podemos citar, afinal, para que seja possível identificar se existe algum erro no que está escrito, é preciso de um sistema que aponte o erro e ainda apresenta a maneira correta de escrever a palavra. Esse é um trabalho que exige não só a leitura, mas também o reconhecimento do erro e a demonstração da maneira correta;
Máquinas industriais: para que houvesse uma diminuição repentina de erros e, consequentemente, de custos, foram desenvolvidos sistemas de inteligência artificial para que as máquinas fossem capacitadas para operarem sem a ajuda de seres humanos, fazendo delas máquinas autônomas.

Mas quando que a inteligência artificial e a IoT se encontram?

É aqui que queríamos chegar! Como já falamos aqui no blog, a Internet das Coisas é um conjunto de tecnologias emergentes de TI e automação industrial, além da formação de um novo sistema de produção físico-cibernético, que tenha intensa digitalização de informações e comunicação direta entre todos tipos de sistemas, máquinas, produtos e pessoas. Este conjunto de tecnologias é conhecido também como Internet das Coisas.
Se tratando de tecnologias, melhorias para o mercado de trabalho e sistemas para empresas, a inteligência artificial, quando aplicada à IoT oferece inovações para desenvolvimento de produtos e sistemas de gestão, uma vez que estão ligadas diretamente a partir do momento que a inteligência artificial apura e analisa os dados gerados, permitindo que os mesmos sejam utilizados e aplicados de maneira otimizada pela IoT.
O que queremos dizer é: de nada vale obter uma grande quantidade de dados se não souber como aproveitá-los para análises e as devidas aplicações.
Cada vez mais a inteligência artificial vem entrando nas empresas e sistemas tomando o papel das ações humanas, enquanto o próximo passo, de aplicação das informações da maneira correta, fica por conta da internet das coisas.
Utilizando a tecnologia IoT na automação de processos de modo personalizado e a custos competitivos, a Engemon IT oferece soluções completas de ponta a ponta, além de projetos personalizados, análise de necessidade do cliente, pesquisa global de alternativas de mercado, customização de soluções, implantação e acompanhamento.
Sempre atenta às suas necessidades, à otimização de tempo e redução de custos, a unidade Engemon IT oferece os melhores recursos integrados, abrangendo infraestrutura, hardware e software com diversas soluções para gerir a operação e informação de negócio.
Para atender à crescente demanda por soluções de TI do mercado e, com isso, oferecer recursos ainda mais integrados aos nossos clientes, estruturamos uma nova empresa no grupo, a Engemon IT.

A Engemon IT tem um portfólio completo de soluções inovadoras de tecnologia para turbinar seus negócios.

Venha descobrir o que podemos oferecer para você e para sua empresa!

Por: Engemon IT

Fotos/ Créditos: Divulgação
O material pode ser reproduzido, desde que citado fonte
as pessoas também estão lendo.
Responsabilidade Social – Relatórios Engemon 2024
Ver mais
Infraestrutura básica de um data center: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Ver mais