7 de agosto de 2018
LEED
A aderência pela certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), vem apresentando grandes crescimentos no Brasil nos últimos anos.
Compartilhe:

A aderência pela certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), vem apresentando grandes crescimentos no Brasil nos últimos anos, diagnosticando projetos relevantes atrelados à eficiência energética e melhor compreendimento do termo “Green Building”, reconhecido internacionalmente e que incentiva a implantação de estratégias de alta performance ambiental e eficiência energética de projetos e construções de edifícios. A categoria da certificação aplicada na obra Equinix SP3, foi a CORE & SHELL que fornece uma validação independente de terceira parte, garantindo que o empreendimento foi projetado e construído através de estratégias destinadas a alcançar alto desempenho em requisitos pré-definidos relacionados à saúde humana, preservação ambiental e uso racional dos recursos naturais.

Com isso, para conquistar os pontos relacionados à certificação foi necessário parametrizar todos os processos e profissionais envolvidos, criando principalmente a conscientização e importância das aplicações corretas no cotidiano da obra. Neste caso, a Engemon definiu processos criteriosos relacionados às premissas da certificação, em parceria com a consultoria responsável pelo projeto, para alcançar o selo almejado pelo empreendimento. O avanço da metodologia aplicada durante o desenvolvimento da construção, foi analisado com cautela durante todos os processos desenvolvidos pela Engemon, desde a contração de serviços, compras de materiais até o comissionamento de todas as instalações, envolvendo dessa forma, a equipe técnica e de suprimentos da empresa. Além disso, o processo aplicado foi de extrema importância para conquista dos pontos previstos inicialmente no score card do projeto.

Seguindo os critérios da certificação, os principais aspectos ambientais adquiridos no projeto Data Center Equinix SP3, foram:
– Economia de mais de 75% de água potável, com instalações de dispositivos economizadores, como torneiras, vasos sanitários e chuveiros, por exemplo.
– A captação da água de chuva da cobertura, apresenta 100% de tratamento e reutilização.
– Com relação a eficiência do consumo de energia a edifícios similares (Data Center), há uma redução de 20%, com instalações de placas solares.
– 99% dos resíduos de construção foram reciclados, contando com a central de armazenamento instalada no canteiro de obras. Proporcionando dessa forma, um ponto a mais pela performance exemplar nesse quesito, que apresentava inicialmente a meta de 75%.
– O comissionamento das instalações e sistemas prediais, foram realizados minuciosamente, garantindo o funcionamento e desempenhos adequados antes da ocupação. Ainda conta com o sistema de automação e controle, permitindo a medição e verificação online do consumo de água e energia do empreendimento.
– Todos os produtos químicos adquiridos pela obra (adesivos, selantes, tintas e revestimentos) foram aprovados quanto à concentração de COV (compostos orgânicos voláteis), atendendo aos padrões da Califórnia, estado com a legislação ambiental mais rigorosa dos Estados Unidos.

Foram obtidos 64 pontos, englobando créditos e pré-requisitos dos projetos, instalações e canteiro de obras. Dessa maneira, foi alcançada a certificação Leed Core and Shell V.3 Gold, retratando a eficiência energética do empreendimento, contando claro, com uma equipe envolvida em atender o que fosse necessário para obtenção do melhor resultado possível.

as pessoas também estão lendo.
Responsabilidade Social – Relatórios Engemon 2024
Ver mais
Infraestrutura básica de um data center: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Ver mais