Entenda a importância dessa atividade para as empresas
A manutenção preditiva nada mais é que o acompanhamento periódico de equipamentos ou máquinas, através de dados coletados por meio de monitoração ou inspeções. Ela prediz o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e equipamentos e as condições necessárias para que este tempo seja aproveitado.
Segundo a consultoria McKinsey & Company, a manutenção preditiva aumenta a disponibilidade de uma linha de produção em até 15% e, se aplicada corretamente, reduz os custos de manutenção em até 25%. Por isso, atuar com manutenção preditiva é uma necessidade para as empresas, sobretudo com o avanço da Indústria 4.0.
Para ter eficiência nos processos produtivos, é preciso ter total controle dos fatores que afetam a produção. Afinal, a competitividade obriga que os custos operacionais sejam menores, sem que isso impacte a qualidade. Ou seja, a manutenção preditiva contribui diretamente para que a empresa tenha eficiência operacional, reduzindo custos, erros e atrasos no processo produtivo.
Como funciona uma manutenção preditiva?
Esse método de manutenção é uma estratégia baseada no monitoramento técnico do maquinário. Ou seja, é feita toda uma análise sobre o equipamento, desde suas condições, seu nível de performance e os sinais perceptíveis (e às vezes imperceptíveis) que emite. O objetivo, com isso, é coletar informações minuciosas sobre o seu estado.
Para tanto, realiza-se uma série de técnicas que vão ser muito úteis para que operadores e responsáveis possam classificar as ameaças, sintomas e possíveis patologias do equipamento. As mais utilizadas para manutenção preditiva são:
- Análise de vibração: essa técnica pode ser aplicada sem precisar interromper o funcionamento do maquinário. Com ela, busca-se analisar a taxa de vibração da máquina através do monitoramento de suas partes móveis. Em outras palavras, é uma forma de detectar desníveis na máquina, como folgas, falta de lubrificação, desgastes de rolamentos ou engrenagens, desalinhamentos etc.
- Ultrassom: sua aplicação é um pouco mais complexa, mas ajuda a evitar custos desnecessários por conta de vazamentos potencialmente perigosos. Ele serve para conferir a existência de vazamentos na máquina. É uma forma de detectar falhas invisíveis, realizada através da análise de frequências sonoras.
- Termografia: é uma técnica que cria uma imagem com as diferentes temperaturas em um corpo. Assim, mostra defeitos que seriam invisíveis a olho nu. Ela é importante na manutenção de equipamentos de sistemas de troca de calor, arrefecimento, aquecimento e climatização de ambientes.
- Técnicas de análise não destrutivas: a análise de óleo, por exemplo, faz parte das técnicas não destrutivas e não invasivas usadas na manutenção preditiva. O objetivo dela é analisar as propriedades dos fluidos, sua contaminação e tamanhos de partículas. A análise da contaminação permite saber quais são os tipos e de onde vêm os contaminantes do óleo, se existem outros tipos de lubrificantes misturados e se há algum sinal de vazamento interno.
A importância da manutenção preditiva para o meio ambiente
As empresas são parte fundamental para o alcance do desenvolvimento sustentável, pois se constituem em um elemento-chave para o progresso econômico de um país. Afinal, grande parte da poluição e das ações que prejudicam o meio ambiente é decorrente dos processos de produção das empresas.
Ainda bem que, nos dias de hoje, a preocupação com o movimento global em torno da sustentabilidade ganhou força, impactando o ambiente organizacional e levando as empresas a repensarem sua forma de trabalhar incluindo o quesito manutenção de máquinas. Como uma das forças motrizes da economia, os setores industrial e empresarial têm impacto direto no cuidado com o meio ambiente. E essa postura consciente influencia diretamente nos negócios, uma vez que estar em conformidade com princípios sustentáveis soma pontos à reputação da empresa.
Realizar a manutenção preditiva dos equipamentos e máquinas é garantir que eles trabalhem sempre de forma mais eficaz e tenham maior vida útil, o que impacta positivamente na sustentabilidade.
Conheça os 5 benefícios da manutenção preditiva
Quando o assunto é manutenção preditiva, o que não faltam são exemplos de como essa prática é importante e traz excelentes benefícios, além de estar muito mais alinhada aos padrões da indústria moderna, que precisa ser cada vez mais eficiente. Resumindo, as vantagens da manutenção são:
- Aumento de vida útil do maquinário: a substituição de peças antes de uma falha catastrófica inesperada evita que peças mais importantes de um equipamento sejam perdidas neste tipo de ocorrência;
- Redução do tempo em que o equipamento fica sob manutenção: quando ocorre uma falha inesperada, o equipamento fica um bom tempo parado até o diagnóstico ser feito. Depois disso, ainda é necessário fazer a manutenção corretiva, que normalmente é mais demorada que a preditiva ou preventiva;
- Redução do tempo de parada de produção: todo este tempo de equipamento parado para diagnóstico e manutenção pode afetar uma linha de produção inteira;
- Redução dos custos com peças extras e suprimentos: com uma manutenção planejada, apenas os materiais necessários precisam ser mantidos na manutenção;
- Aumento do retorno do investimento: a economia com perdas inesperadas e com a racionalização da compra de materiais garante alto retorno de investimento da aplicação de manutenção preditiva.
Embora algumas técnicas de manutenção também sejam preventivas, somente a manutenção preditiva permite analisar com antecedência as condições das máquinas.
Quer encontrar soluções assertivas para sua empresa? Conte com a Engemon! Aqui você tem uma empresa de confiança que atua na construção civil e oferece os melhores resultados para seus clientes. Conheça mais sobre nós! Confira nossos cases e projetos e entre em contato conosco!