16 de março de 2022
Materiais inovadores na construção civil
Compartilhe:

Fique por dentro das tendências do setor para os próximos anos.

Em 2021, os efeitos da Covid-19 continuaram afetando muitos setores de forma negativa, mas o mercado imobiliário manteve boas perspectivas e estabeleceu várias tendências para a construção civil em 2022 nesse novo cenário.

Para comprovar a tendência positiva, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) mostrou que no 3° trimestre de 2021 quase 86 mil imóveis foram financiados, um aumento de 20% em relação a maio do ano passado. E grande parte dessa porcentagem é devido à tecnologia e sustentabilidade.

Uso de tecnologias nos processos e obras

O aumento do uso de tecnologias é uma promessa para praticamente todos os setores do mercado. As empresas que não se apressarem para fazer a sua transformação digital, na verdade, já estão atrasadas em relação aos concorrentes que investem nessa área há algum tempo. 

A tecnologia permite uso mais racional de tempo, material e mão de obra, pois agiliza e auxilia na gestão, tanto nas fases de projeto e orçamento quanto na execução. Ao entender a importância dos processos de planejamento e controle de obras com automação e integração, fica clara a necessidade de recorrer a bons investimentos.

Conheça 4 materiais de construção inovadores e sustentáveis

A incorporação de princípios sustentáveis está em alta em diversos setores, incluindo a construção civil. Uma das principais tendências para 2022 está na proteção do meio ambiente, a prática de sustentabilidade e aplicação de novas tecnologias, como tijolos ecológicos, cisternas para coleta e armazenamento de águas pluviais, telhados verdes como solução termoacústica, claraboias para iluminação e jardins verticais para regular a temperatura interna.

Outra forte tendência para a construção civil em 2022 é o reaproveitamento de materiais, como a reutilização de pisos e ladrilhos, pallets, reuso de móveis antigos e uso de madeira de demolição. Tudo isso contribui com um planeta mais sustentável. Conheça o que deve estar em alta neste mercado daqui em diante:

1 – Bioconcreto

O bioconcreto foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, para solucionar o processo de deterioração dos materiais expostos pelas ações da natureza ao longo dos anos. Dessa forma, ele combina estudos da biologia com a engenharia civil.

Esse material chegou para revolucionar a construção civil e está ganhando mais espaço ao longo dos anos por ser uma solução para a ação do tempo nas construções, já que ele é capaz de regenerar suas próprias rachaduras.

2 – Hidrocerâmica

A hidrocerâmica é um material incrível que pode funcionar a partir de pequenas bolhas chamadas hidrogéis, que crescem em contato com a água, aumentando seu tamanho. Quando o tempo está frio e chuvoso, bolhas de ar se desenvolvem e se tornam materiais isolantes.

3 –  Espuma de alumínio

A espuma de alumínio tem sido utilizada como forma de previsão de acidentes e se tornou a solução ideal para a indústria automotiva e uma boa opção para a construção civil. Por exemplo, ela pode ser usada ​​para criar painéis de parede externa e paredes externas de diferentes densidades para controlar os níveis de iluminação e som no ambiente.

4 – Concreto biorreceptivo

O concreto biorreceptivo pode promover o crescimento de organismos vivos (musgo), como espuma em sua superfície, além da integração entre a natureza e o planejamento urbano. A solução não é apenas estética. 

A inovação na construção civil é cíclica, embora tenha soluções cuja eficácia dura por anos. Fique atento às últimas novidades e faça com que a sua companhia seja uma das mais inovadoras do segmento. Quer se aprofundar e encontrar as opções mais adequadas aos seus projetos? 

Conte conosco para ajudá-lo em todas as suas dúvidas. Conheça mais sobre a atuação da Engemon na área de construção civil e confira nossos cases e projetos!

 

as pessoas também estão lendo.
Responsabilidade Social – Relatórios Engemon 2024
Ver mais
Infraestrutura básica de um data center: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Ver mais