20 de dezembro de 2019
O que é um cabeamento estruturado?
Compreenda o que é cabeamento estruturado e como ele permite a padronização e organização de companhias
Compartilhe:

Conhecido também como padronização de um cabeamento de rede como telefone, internet etc., o cabeamento estruturado permite a padronização e organização dos meios de transmissão de dados e voz, de acordo com a disposição e múltiplas aplicações como, por exemplo: servidores, roteadores, impressoras, telefones, antenas, vídeo, som, computadores e elementos de sinalização, comando e controle, garantindo o aproveitamento destes recursos de forma prática e segura.

Assim, acontece o redirecionamento de informações por diferentes caminhos a cada um dos elementos citados, uma vez que compartilham de uma mesma estrutura.

A estrutura do cabeamento

Entre os elementos principais para a estrutura do cabeamento, encontramos o cabo horizontal (que fica horizontalmente entre o chão e o teto), o cabo vertical, troncal ou backbone (que interliga diversas divisões) e a sala de telecomunicações (com os equipamentos de telecomunicações).

Além disso, ainda é dividido em seis subsistemas:

• Entrada de Facilities (EF): ligação entre o cabeamento externo e entrada de serviços ao edifício;

• Sala de Equipamentos (ER): local onde se abrigam os principais equipamentos da rede como servidores, switches, roteadores;

• Sala de Telecom (TR): local onde são acomodados os equipamentos de terminação e manobra com conexão entre o cabeamento vertical e cabeamento horizontal;

• Área de Trabalho (WA): local do usuário final da conexão, onde se encontram os telefones, câmeras, computadores etc.;

Cabeamento Vertical (Backbone): cabeamento que interliga tanto as Salas de Telecom como aos pontos de conexão da Entrada de Facilities;

• Cabeamento horizontal (HC): cabeamento que interliga a Sala de Telecom à Área de Trabalho.

A maior parte das grandes empresas e companhias que passam mudanças constantes, como movimentação e reorganização de pessoas e espaços de trabalho contam com o cabeamento estruturado pois, quando ocorre uma reestruturação de rede de salas comerciais ou escritórios, esse tipo de sistema pode ajudar a evitar que a empresa perca tempo de trabalho, uma vez que ela não será afetada, enquanto outros tipos de cabeamentos não possuem esse tipo de tecnologia.

Com o cabeamento estruturado, mudanças não afetarão a produtividade da equipe, pois é uma rede moderna de informações que traz esse e outros benefícios que falaremos em breve por aqui.

Os cenários atuais de negócios pedem por técnicas de TI que sejam avançadas e ofereçam vantagem competitiva, permitindo que a informação seja transmitida e compartilhada através de redes, transformando os computadores em ferramentas tão importantes na comunicação corporativa quanto os celulares.

É importante ter em mente a importância que a tecnologia possui no processo de agilização dos negócios e tê-la como principal aliada.

Por: Engemon
Fotos/ Créditos: Divulgação
O material pode ser reproduzido, desde que citado fonte.

as pessoas também estão lendo.
Responsabilidade Social – Relatórios Engemon 2024
Ver mais
Infraestrutura básica de um data center: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Ver mais