Entenda como as funcionalidades desta plataforma podem ajudar nos projetos da construção civil
A tecnologia é um fator essencial para conferir eficiência às atividades de produção na construção civil. Em outras palavras, as inovações tecnológicas são essenciais para a redução, ou até eliminação de um dos maiores problemas do setor: o desperdício.
Como esse segmento pertence ao ramo da engenharia, é natural que seja bastante influenciado por invenções e inovações tecnológicas. Para evitar falhas, otimizar visualizações de projetos em sua totalidade, custos e prazos o BIM, do inglês “Building Information Modeling” (Modelagem da Informação da Construção), cria uma nova forma de apresentar projetos de construção.
O que é a plataforma BIM e como ela pode auxiliar na engenharia civil?
A plataforma confere aos profissionais a possibilidade de agregar maior qualidade e eficiência a projetos arquitetônicos. Com ela, o já conhecido desenho em duas dimensões dá lugar a uma visão espacial 3D.
Isso torna os projetos mais simples de se compreender e assimilar, além de ser mais fiel ao produto final. O BIM também permite mais praticidade, já que integra todas as informações da obra em um mesmo ambiente.
Um dos diferenciais do BIM, é a usabilidade em conjunto de todos os profissionais participantes de um projeto. Na plataforma é possível incluir todos os dados do projeto, indo além das informações técnicas até o detalhamento de custos de materiais, fabricantes, orçamento e outras propriedades do processo, isso evita a dispersão de informações e o desencontro de dados entre os profissionais, o que economiza tempo e também evita problemas que a falta de comunicação pode trazer, além de otimizar o tempo de obra.
BIM e a realidade aumentada: a nova combinação tecnológica
A realidade aumentada, aliada à plataforma BIM, possibilita a otimização de projetos, economizando tempo e também garantindo resultados mais assertivos.
O design de projetos, por exemplo, é uma das possibilidades que o BIM ao lado da realidade aumentada, possibilita aos projetistas diversos diferenciais que fazem com que o projeto seja ainda mais rico e preciso, dado que fica viabilizada a possibilidade de ver pontos considerados completos com mais detalhamento de informações, eliminando diversas dúvidas de posicionamento, categorias de produtos que serão utilizados e até mesmo dimensões.
4 vantagens da plataforma BIM em projetos de engenharia
Além do maior controle de acessos e da construção de um sólido banco de dados, o BIM apresenta diversas outras vantagens, entre as quais selecionamos as 4 principais. Confira!
1 – Auxílio na redução de impacto ambiental: com o BIM é possível levantar, com riqueza de detalhes, previsão de emissão de poluentes, impacto das construções às comunidades locais e muitos outros.
2 – Redução de custos: a plataforma é essencial para garantir mais efetividade nas estimativas dos custos de produção e redução de perdas e desperdício ao longo da cadeia produtiva.
3 – Aumento da produtividade: o uso do BIM faz com que o tempo de execução de diversas tarefas ao longo do projeto seja reduzido. Devido ao banco de dados criado e pela precisão que os recursos conferem a mapeamentos e imagens.
4 – Potencialização da interação e do trabalho em equipe: a opção pela plataforma leva mais organização para o dia a dia das empresas, bem como garante processos mais consistentes, dinâmicos e qualificados.
É evidente que o uso da plataforma pode trazer inúmeras vantagens para sua empresa. Está procurando por uma empresa de confiança, comprometida com a área de construção civil? Conte com a Engemon, que já é adepta à plataforma e pode te ajudar em todos os seus projetos.
Quer conhecer mais sobre a atuação da Engemon na área de construção civil? Confira nossos cases e projetos e entre em contato conosco!