2 de outubro de 2019
Quais os tipos de data center?
Entenda quais os tipos e suas aplicações
Compartilhe:

Como já falamos por aqui, os datas centers são considerados o sistema nervoso das empresas e também conhecidos como centro de processamento de dados.

Com a finalidade de abrigar servidores, bancos de dados e todo ou qualquer equipamento de processamento e armazenamento de dados, os data centers geralmente possuem seus equipamentos montados em racks ou armários metálicos e, na sala de armazenamento destes materiais, são necessários sistemas de resfriamento dos racks, para manter a temperatura estável.

Na maior parte das vezes são implantados em locais que possuem proteção de alta tecnologia, além de serem monitorados por câmeras de segurança e fechados para quem não for habilitado para ter acesso.

Grandes organizações, que possuem informações extremamente sigilosas e importantes, chegam até a colocar armadas particulares, para garantir a segurança do data center.

Mas o uso de data centers não se limita apenas para as grandes empresas, pelo contrário, as de médio e pequeno porte também acabam precisando de um centro de processamento de dados, hora ou outra.

Isso porque os data centers são essenciais para o bom funcionamento de diversos setores ligados a economia, como energia, iluminação, telecomunicações, internet, entre outros.

Hoje em dia existem diversas opções de data centers e cada um de acordo com a necessidade de quem irá utilizá-lo.

Confira alguns dos mais comuns.

Edifícios multidisciplinares

Este tipo de data center é um dos mais comuns hoje em dia e está presente em várias empresas por conta do seu pequeno porte quando comparado aos outros que vamos falar mais para frente.

Os data centers edifícios multidisciplinares geralmente são isolados em uma sala, evitando que pessoas que não sejam autorizadas tenham acesso aos equipamentos.

É ideal para empresas que atuam com sistemas de gestão, vendas de produtos ou serviços e logísticas.

Missão Crítica

Comparado com o tipo que citamos anteriormente, o data center missão crítica é considerado de maior porte e chega a ocupar até um prédio inteiro que, geralmente, é construído especialmente para acolhê-lo.

Pelo fato de se tratar de um centro de processamento de dados, o data center missão crítica possui um custo mais elevado e é indicado para operações consideradas mais complexas e que possuam como negócio principal, os serviços que um data center oferece.

Pré-fabricado

Um data center pré-fabricado se trata exatamente do que o nome já diz, é um modelo fabricado previamente e existem duas opções, outdoor e indoor.

Ambas podem ser instaladas em pequenos espaços ou em áreas que sejam menos valorizadas na empresa, como o estacionamento ou em uma sala de almoxarifado.

Sua principal diferença quando comparado aos modelos de data center citados anteriormente é o fato de que pode ser movimentado de um lugar para o outro e pode ser desenvolvido e montado em poucos dias.

É a opção ideal para empresas de pequeno e médio porte.

Data center – Virtual

Os data centers em nuvens, também conhecidos como data centers virtuais, possuem toda sua infraestrutura virtualizada em nuvem e podem ser acessados de qualquer dispositivo móvel através de um link.

Um data center virtual não pede pela compra de equipamentos ou de um espaço físico, o que é um grande benefício para as empresas que estão em busca de melhorias logísticas com poucos gastos.

Por: Engemon

Fotos/ Créditos: Divulgação

O material poderá ser reproduzido, desde que citado a fonte.

as pessoas também estão lendo.
Responsabilidade Social – Relatórios Engemon 2024
Ver mais
Infraestrutura básica de um data center: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Ver mais