Especialista neste serviço, a Engemon explica como o NOC (Network Operation Center) reduz em até 25% os custos de operação e gerenciamento do SITE
Monitorar remotamente as operações dos sistemas se tornou uma realidade necessária para muitos clientes durante a pandemia. Para isso, contaram principalmente com procedimentos remotos, mas que nem sempre eram inseridos no orçamento por conta do corte de “gastos desnecessários”, como é normalmente o caso da manutenção preditiva.
Diferentemente da corretiva, em que a manutenção se dá após a falha, ou a preventiva, que ocorre com periodicidade programada, a manutenção preditiva é baseada em dados do próprio equipamento em análise e medições para intervenções antes que ocorra a inatividade ou pane.
A importância do monitoramento se mostra aqui, assim como forma de manutenção preditiva, onde se reduz em grande escala a chance de um evento nos sistemas monitorados, criando-se histórico do comportamento destes e acompanhando sua performance e tendências pelos desvios apresentados na linha do tempo, onde operadores treinados tomam ações rápidas e assertivas em conjunto com a equipe de operação local no site.
E como possibilitar isso de forma remota? A Engemon conta com o serviço NOC ou Network Operation Center.
O NOC é uma tecnologia que permite monitoramento dos ativos e infraestrutura de dados em tempo real e reduz em até 25% dos custos de operação e gerenciamento dos sistemas.
Entenda como o NOC atua
Por ser um sistema ativo durante 24 horas por dia, sete dias por semana, o NOC monitora e identifica tendências e possíveis falhas no sistema, com o objetivo de prevenir e atuar em eventos de forma mais ágil e eficaz, principalmente para clientes com operações que não permitem um segundo sequer de indisponibilidade, como Data Centers e ambientes de missão crítica, como Telecom.
“O sistema do NOC conta com sensores de ambiente plugados remotamente para avaliar potenciais imprevistos, como a queda de energia, falhas de refrigeração do equipamento ou indisponibilidade momentânea de determinados sistemas”, afirma Ricardo Marques, Diretor de Manutenção da Engemon.
O executivo explica como o sistema opera, por exemplo, em um cliente de missão crítica monitorada, após a identificação do problema. “O operador é avisado por alarmes e referências do sistema, na Central desenvolvida pela Engemon, para atuar no problema rapidamente. A equipe de suporte do NOC conta com até dois profissionais dedicados para cada atividade, desde o controle de temperatura e monitoramento elétrico até a manutenção do sistema e atuação direta em campo, com apoio da equipe volante 24h x 7d”, completa.
Como a Engemon trabalha com o NOC
Além do atendimento remoto em tempo real, o cliente conta com uma central telefônica para receber e delegar os chamados emergenciais. Com isso, deixa de ser necessária a alocação de 2 a 4 profissionais em uma atividade, que até então faziam rondas, check lists e monitoramento no site pessoalmente, em escalas de trabalho.
“O NOC fez com que atingíssemos um índice de 100% no tempo de resposta para atendimentos emergências, mesmo fora do horário comercial, de acordo com o SLA (Service Level Agreement ou Garantia de Nível de Serviço), estabelecido em cada contrato”, afirma Marques.
A Engemon já adota o NOC em 80% de seus contratos e disponibiliza uma unidade dedicada ao NOC com autonomia de funcionamento de forma continua, rede, no break e grupo gerador para garantir a continuidade da operação e monitoramento de seus clientes 24h.
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