8 de junho de 2020
Tecnologia na pandemia: como as videochamadas uniram as pessoas
Aplicativos e plataformas de vídeo realizaram diversas melhorias para que as pessoas pudessem manter contato durante o isolamento
Compartilhe:
A regra foi clara desde o início: o isolamento social é uma das principais medidas para impedir que o novo vírus se alastre. E a regra foi cumprida por boa parte da população mundial.

Nos afastamos da família, amigos de escola, trabalho, atividades, da vida!

Ainda que tenha sido um grande desafio, a tecnologia, mais uma vez, foi nossa principal aliada para nos sentirmos menos sozinhos, mesmo que isolados.

A solução encontrada não só para mantermos o contato, mas também para trabalhar, estudar e tentar manter uma rotina normal, dentro do possível, foram as videochamadas.

Como as videochamadas uniram as pessoas

As reuniões durante a pandemia foram além das corporativas.

Para aqueles que têm a possibilidade de ficar em casa, as videochamadas vem sendo as melhores amigas para manter o contato direto com as pessoas, muito além das calls de alinhamento.

Algumas famílias e amigos encontraram nos aplicativos a chance de comemorar aniversários, por exemplo!

Foi o caso de Raquel Lucena, que organizou um aniversário online para uma amiga.

Em entrevista ao Tecnoblog, Raquel comentou que, já que não poderiam ir ao bar que haviam combinado, decidiram celebrar através do Hangouts mais um ano de vida da amiga, com direito a muita festa, bebidas e até partidas de jogos.

Além das comemorações, as videochamadas possibilitaram também que os idosos se comunicassem mais.

Como já falamos no blog anterior, o confinamento e o isolamento social foram fatores que impactaram os idosos em maiores níveis, uma vez que estão entre o grupo de maior risco.

Mas graças à tecnologia e tudo o que ela nos oferece, as pessoas com idade mais avançada puderam manter o contato com família e amigos através das chamadas de vídeo e voz.

Plataformas para realizar videochamadas

Notando que poderiam auxiliar neste momento conturbado para o mundo, as empresas que contam com plataformas de chamadas de vídeo encontraram novas funções e melhorias que poderiam realizar, para facilitar o contato durante o isolamento.

Abaixo falaremos sobre:

• Hangouts;

• Facebook, WhatsApp e Instagram;

• Google Duo;

• Houseparty;

Microsoft Teams.

Hangouts

De acordo com informações do Google Brasil, desde o início da quarentena, em março, o número e pesquisas por videoconferência aumentou em 370%.

Com a demanda aumentando em grande nível, o Hangouts, por exemplo, aumentou os recursos e disponibilizou chamadas com até 250 participantes, além da transmissão ao vivo para até 100 mil pessoas assistindo e usando o mesmo domínio.

Facebook, WhatsApp e Instagram

Ao notar um grande aumento nas chamadas de vídeo do Facebook (Messenger), WhatsApp e Instagram, Mark Zuckerberg dobrou a capacidade dos servidores.

Desde abril, o WhatsApp está em fase de testes para o aumento de 4 para 8 participantes nas vídeo chamadas e ligações por voz.

A novidade funciona, por enquanto, apenas para as versões de teste do aplicativo para sistema Andoid e iOS.

No Instagram, as lives estão sendo as principais fontes de distração, o que fez com que a empresa desenvolvesse melhorias na rede social também, como a chance de comentar nas transmissões pela versão web e salvar vídeos direto do IGTV.

Google Duo

Em março, o serviço Google Duo trouxe uma grande novidade para seus usuários ao aumentar o número de participantes de suas videochamadas para 12 pessoas!

Pelo Twitter, Sanaz Ahari Lemelson, diretora sênior da área de Produtos e Design do Google contou a mudança, reconhecendo que o Google Duo foi uma das principais plataformas para que as pessoas pudessem manter contato com seus entes queridos, mesmo durante o isolamento.

Somos gratos por Duo estar ajudando os usuários a ver seus entes queridos em todo o mundo. Reconhecemos que as ligações em grupo são particularmente críticas no momento. Aumentamos a chamada em grupo de 8 para 12 efetivos hoje. Mais por vir. #AllInThisTogether # COVID19” dizia o tweet de Lemelson.

Houseparty

Lançado em 2016, o Houseparty foi uma das plataformas que mais se popularizou durante a pandemia, uma vez que além de permitir videochamadas, possibilita também a interação com amigos para jogos e quizzes.

A plataforma permite que até 8 pessoas estejam na chamada e ainda oferece opções de salas restritas, para apenas pessoas selecionadas terem acesso.

Microsoft Teams

Conhecida como sucessor do Skype, o Teams é uma plataforma unificada de chat, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração total de aplicativos no local de trabalho.

De acordo com o vice-presidente corporativo do Microsoft 365 – a versão paga do Microsoft Office, com aplicativos para escritório/produtividade, focado no trabalho colaborativo simultâneo de uma grande equipe e na segurança – até 11 de março deste ano, a Microsoft contava com cerca de 32 milhões de usuários no Teams, mas em uma semana esse número cresceu entre 12 e 44 milhões de usuários ao redor do mundo.

E você, está usando a tecnologia ao seu favor durante os dias de isolamento?

Já falamos sobre isso algumas vezes por aqui, leia também:

Como a tecnologia está sendo nossa principal aliada durante a quarentena?

5 documentários sobre engenharia e tecnologia

Home office: dicas para o trabalho render em casa

Por: Engemon

Fotos/ Créditos: Envato

O material pode ser reproduzido, desde que citado fonte

as pessoas também estão lendo.
Responsabilidade Social – Relatórios Engemon 2024
Ver mais
Infraestrutura básica de um data center: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Ver mais