12 de agosto de 2021
Vantagens da construção civil sustentável
Compartilhe:

A sustentabilidade tem sido uma pauta cada vez mais relevante no setor industrial, e a Engemon está acompanhando de perto esse movimento. Saiba mais!

 A Indústria 4.0 é uma realidade e já mudou milhares de processos entre empresas e consumidores. Hoje conseguimos ter na palma de nossas mãos os insights de clientes, fornecedores e ver em tempo real o impacto da produção de nossas empresas perante a sociedade.

Com esse pensamento, somos capazes também de compreender como é que essa relação entre indústria-consumidor muda inclusive a forma de coexistir com o meio ambiente. Uma prova disso é os dados da pesquisa recente feita pela Nielsen, que nos mostra que 42% dos consumidores brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto no meio ambiente.

Para acompanhar essa tendência, o setor da construção civil precisa estar alinhado com as exigências e expectativas dos consumidores, buscando uma manufatura sustentável para, inclusive, melhorar sua imagem no mercado e crescer mesmo em momentos de crise.

Vantagens de introduzir práticas sustentáveis no setor de construção civil

Ao somar o consumo consciente de matéria prima, mais o reaproveitamento de resíduos e a diminuição de desperdícios, você tem o conceito básico de sustentabilidade na construção civil. O resultado disso é uma missão empresarial cada vez mais conectada com o que os consumidores esperam.

As tecnologias sustentáveis permitem processos mais eficientes e baratos, reduzindo bastante os gastos com as atividades rotineiras e trazendo práticas mais modernas e alinhadas com as tendências do setor.

Além disso, existem os incentivos fiscais para práticas sustentáveis, muito vantajosos para diversas empresas, já que possibilitam financiamentos e descontos em impostos fiscais por parte do governo.

Apesar de não serem tão suficientes e eficientes no Brasil, os impostos já ajudam a reduzir a carga tributária das construções, como é o caso, por exemplo, do IPTU Verde, o desconto sobre o IPTU para obras que implementam sistemas ecoeficientes em suas construções ou reformas.

Cada cidade que utiliza o IPTU Verde determina o valor dos descontos, mas eles variam de 5% a 20%. Os sistemas ecoeficientes que devem ser implementados também variam, mas alguns exemplos são:

  • Captação e reutilização de água;
  • Reciclagem e reuso de resíduos de materiais de construção;
  • Uso de placas solares para o aquecimento de água;
  • Uso de placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica.
  • Vale destacar ainda que, em 2018, o Senado aprovou um Projeto de Lei (PLS 252/2014), elaborado em 2014, que visa oferecer incentivos econômicos à construções que adotarem práticas de redução de consumo de água e maior eficiência energética. Porém, o projeto precisa passar ainda pela Câmara dos Deputados.

E aí, a sua empresa já fez ou faz alguma movimentação para se tornar mais sustentável? Nosso diretor de construção civil, José Fortes, iniciará uma série de artigos sobre construção civil sustentável no LinkedIn. Não perca, acompanhe por aqui.

Quer conhecer mais sobre a atuação da Engemon na área de construção civil? Confira nossos cases e projetos e entre em contato conosco!

as pessoas também estão lendo.
Responsabilidade Social – Relatórios Engemon 2024
Ver mais
Infraestrutura básica de um data center: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Ver mais