27 de março de 2020
Covid-19: Perguntas & Respostas Engemon
Fizemos um guia especialmente para você se atualizar sobre o novo coronavírus e como se prevenir
(Atualizado em 14/04/2020)
Com a pandemia do Covid-19, muitos setores estão sendo impactados, inclusive o da construção. As equipes de Back office, Obra e Operação & Manutenção estão alertas e dedicadas às melhores práticas para implementação na rotina dos colaboradores. Diante desse cenário, criamos um comitê de gestão para trazer mais agilidade e eficiência nas tomadas de decisão relacionadas ao tema. O nosso propósito é zelar diariamente pela saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores. Sabemos que é uma situação atípica, mas estamos empenhados em mitigar os riscos para todas as pessoas que fazem parte da Engemon, trazer transparência ao processo, além de mantê-los (las) atualizados sobre o nosso plano de ação.
Reforçamos que nesse momento é essencial a colaboração e união de todos. Os seus cuidados afetam você, a sua família e a sociedade.
Esse material contém informações importantíssimas. Recomendamos a leitura completa.
INFORMAÇÕES BÁSICAS
O que é o Coronavírus?
Coronavírus é o nome de uma grande família de vírus que tem uma estrutura em formato de coroa, conhecida desde 1960. Eles causam infecções respiratórias e já provocaram outras
doenças, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). A doença causada pelo novo coronavírus recebeu o nome de Covid-19.
Ela foi descoberta no final de dezembro de 2019, na China.
Qual é o período de incubação?
Ainda não há uma informação exata. Presume-se que o tempo de exposição ao vírus e o início dos sintomas seja de até duas semanas (14 dias).
Quais são os sintomas de uma pessoa infectada?
Tosse seca, febre e cansaço são os principais sintomas, mas alguns pacientes podem sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia.
Nos casos mais graves, que geralmente ocorrem em pessoas que já apresentam outras doenças associadas, há síndrome respiratória aguda e insuficiência renal.
O que é considerado febre?
Considera-se febre aquela acima de 37,8º. Alerta-se que a febre pode não estar presente em alguns casos como, por exemplo, em pacientes jovens, idosos, imunossuprimidos ou que em algumas situações possam ter utilizado medicamento antitérmico.
Como é a transmissão?
Por meio de três formas:
– Por vias respiratórias, por gotículas provenientes de espirros e da fala de indivíduos infectados;
– Por contato físico, quando essas gotículas com o vírus alcançam mucosas do olho, nariz e boca por meio de beijos e abraços;
– Por meio do contato de superfícies contaminadas, quando essas gotículas com o vírus ficam depositadas em locais como um corrimão ou uma maçaneta, e depois entram em contato com mucosas do olho, nariz e boca.
Existe vacina contra os coronavírus?
Ainda não, mas vários países, como Rússia, China e Estados Unidos, já pesquisam uma vacina contra coronavírus. A expectativa da comunidade científica é que os primeiros testes comecem em abril ou maio de 2020.
Como posso prevenir esta doença?
Para redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente às de grande infectividade, como coronavírus, são recomendadas medidas gerais de prevenção tais como:
– Lavar e higienizar as mãos frequentemente, principalmente antes de consumir algum alimento e após tocar algum objeto ou superfície (maçaneta, corrimão, relógio de ponto, mesa de reunião e etc);
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir com lenço descartável ou antebraço;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– Manter os ambientes bem ventilados;
– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de infecção respiratória;
– Evitar aglomerações de pessoas, especialmente em lugares fechados e sem ventilação, como elevadores.
Existe mais alguma ação que eu possa tomar de precaução?
– Evitar, sempre que possível, o uso de dinheiro em espécie. Por ter uma grande circulação, pode ajudar na disseminação do vírus. Caso use, lave bem as mãos em
seguida;
– Prefira andar de carro ou transporte com os vidros abertos para auxiliar na ventilação;
– Ao voltar para casa: não toque em nada antes de se higienizar, tire os sapatos, coloque a roupa em uma sacola plástica ou no cesto de roupas sujas, tome banho e lave bem todas as áreas expostas, inclusive cabelo, limpe celular, óculos com água e sabão ou álcool gel, para os itens expostos que não passíveis de lavagem, como carteiras, chaves e etc, deixe-os separados na entrada da casa, limpe embalagens que trouxer de fora, tire luvas com cuidado e as jogue fora, após, lave bem as mãos, desinfete as patas do seu pet após passear com ele;
– Protocolo de convivência com pessoas no grupo de risco: dormir em camas separadas, utilizar banheiros diferentes, senão for possível desinfetá-lo com água sanitária com frequência, não compartilhar toalhas de banho, copo, talheres, pratos e outros itens, limpe e desinfete áreas de muito contato como sofás, cadeiras, puxadores, maçanetas e etc com frequência, lave roupa de cama com mais frequência, mantenha distância de pelo menos 2 metros, manter cômodos ventilados.
Quando devo usar máscara?
Inicialmente o uso de máscaras era recomendado principalmente para quem estivesse em contato com alguém que possuísse sintoma gripal ou que fosse viajar para áreas de risco de contaminação. Porém, recentemente, o Ministro da Saúde anunciou que a utilização de máscaras pode ajudar a conter a transmissão do vírus, portanto, a orientação é de que toda a população utilize. Vale lembrar que as máscaras descartáveis devem ser trocadas a cada duas horas.
Qual o tratamento para infecções por coronavírus?
Não existe tratamento específico. A maioria das pessoas irão se recuperar sozinha. Porém, algumas medidas podem ser adotadas para aliviar os sintomas, como:
– Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos);
– Tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse;
– Ingestão de muito líquido;
– Repouso.
Gestantes podem transmitir o vírus para o bebê?
Ainda não é possível afirmar o potencial de transmissão do novo coronavírus de mãe para o feto. Até o momento não há relato de contaminação de bebês de mães contaminadas e não foi identificado o vírus no líquido amniótico.
Qual o grupo de maior vulnerabilidade ao Coronavírus?
Com base nas informações que se tem até o momento, são os idosos e pessoas com algumas condições médicas pré-existentes, tais como pressão alta, doenças do coração e do pulmão, câncer e diabetes.
GERAL
A construção tem permissão de operar?
Sim, a construção civil permanece em atividade. Não houve nenhuma recomendação de paralisação do setor pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal. Também temos monitorado órgãos e sindicatos para acompanhar todas as movimentações.
Qual a diretriz da Engemon para as pessoas dos grupos de maior vulnerabilidade ao Coronavírus?
Todos os integrantes e estagiários que trabalham nos escritórios, obras e contratos de Operação e Manutenção fazem parte dos grupos vulneráveis* ao coronavírus, devem trabalhar remotamente (Home Office) até uma nova definição para a redução do risco de contaminação. Por favor, procurem a equipe de Segurança do Trabalho para se identificarem, caso ainda estejam em campo.
(*) Grupos vulneráveis são pessoas com 60 anos ou mais ou com as seguintes condições de saúde: diabéticos (insulino dependente ou descompensado), hipertensos descompensados, imunocomprometidos (transplantados, em tratamento oncológico, soro positivos) insuficiência renal crônica; quadro respiratório crônico (asma, enfisema, doença pulmonar obstrutiva crônica); cardiopatias crônicas de moderada a grave. Exceções (críticas ao negócio) serão aprovadas pela VP.
Com este cenário do Coronavírus, existe alguma orientação para gestantes e lactantes?
Até o momento, não existe evidencia epidemiológica de agravo à saúde do bebê, mas, por precaução, a ENGEMON está implantando a mesma diretriz dos grupos de maior vulnerabilidade. Assim todas as gestantes e lactantes, devem trabalhar remotamente (Home Office) até uma nova definição para a redução do risco de contaminação. Exceções (críticas ao negócio) serão aprovadas pela VP.
Trabalho em área administrativa, não seria mais seguro trabalhar de casa?
A Engemon recomenda fortemente que todos os Integrantes dos escritórios e áreas administrativas que não fazem parte da equipe mínima necessária para a continuidade segura
dos negócios trabalhem remotamente (Home Office). As áreas atualizarão constantemente os serviços que precisam ser mantidos e as pessoas essenciais que precisam estar fisicamente no ambiente de trabalho para manter as questões de segurança e continuidade operacional.
CASOS SUSPEITOS E CONFIRMADOS
Qual o critério para definir um caso como suspeito?
Os casos suspeitos são definidos pelas situações abaixo:
– Pessoa com doença respiratória aguda – febre e pelo menos um sintoma de doença respiratória (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza e falta de ar) – sem outra doença que explique a presença destes sintomas e um histórico de viagem, residindo ou trabalhando em áreas com transmissão comunitária da doença de COVID-19 durante os 14 dias anteriores ao início dos sintomas.
OU
– Pessoa com doença respiratória aguda E tendo estado em contato com um caso confirmado ou suspeito de COVID-19 nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas;
OU
– Pessoa com infecção respiratória aguda grave – febre e pelo menos um sintoma de doença respiratória (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza e falta de ar) – e necessitando de hospitalização e sem outra doença que explique a presença destes sintomas.
O que é considerado um contato próximo?
O contato próximo é definido por uma das situações abaixo:
– Uma pessoa que teve contato físico direto (por exemplo, apertando as mãos);
– Uma pessoa que tenha contato direto desprotegido com secreções infecciosas (por exemplo, sendo tossida, tocando tecidos de papel usados com a mão nua);
– Uma pessoa que teve contato frente a frente por 15 minutos ou mais e a uma distância inferior a 2 metros;
– Uma pessoa que esteve em um ambiente fechado (por exemplo, sala de aula, sala de reunião, sala de espera do hospital etc.) por 15 minutos ou mais e a uma distância inferior a 2 metros;
Como um caso é confirmado?
A confirmação de um caso de Coronavírus só pode ser feita após exames laboratoriais realizados por biologia molecular que identificam o material genético do vírus em secreções respiratórias.
O que devo fazer se me enquadrar como caso suspeito?
Não vá trabalhar. Informe ao seu Líder, o RH e a Segurança do Trabalho para orientações. O nosso convênio Sulamérica disponibilizou também um canal de atendimento exclusivo para orientações e agendamentos de consultas remotas “Médico na Tela”: 0800-591-0845. O serviço é gratuito para Pediatria e Clínico Geral.
O que devo fazer se eu for definido como caso suspeito, confirmado ou se apresentar sintomas respiratórios (tosse seca, dor de garganta ou dificuldade respiratória, acompanhada ou não de febre)?
Em todos os casos citados você deverá comunicar imediatamente ao seu líder, o RH e a Segurança do Trabalho. Essa equipe dará todas as orientações.
Como devo proceder se eu sentir os sintomas no local de trabalho?
Evite contato próximo com outras pessoas. Entre em contato com o Serviço de Saúde de sua obra/contrato e informe seus sintomas. A Segurança do Trabalho dará as orientações necessárias.
O que fazer com as pessoas que estiveram próximas a um caso suspeito ou confirmado no local de trabalho?
Todas as pessoas que tiveram contato próximo serão identificadas e contactadas pela Segurança do Trabalho, que dará as orientações necessárias.
O que fazer se eu tiver contato domiciliar com um caso suspeito, confirmado ou que apresente sintomas respiratórios (tosse seca, dor de garganta ou dificuldade respiratória, acompanhada ou não de febre)?
Você precisa informar ao seu Líder, o RH e à equipe de Segurança do Trabalho. A Segurança do Trabalho dará as orientações necessárias.
O que é um contato domiciliar?
Uma pessoa que reside na mesma casa/ambiente. Devem ser considerados os residentes da mesma casa, colegas de dormitório, creche, alojamento, etc.
MEDIDAS
Existe alguma ação em obras/contratos para reduzir os riscos?
Uma cartilha com as melhores práticas e orientações gerais foi compartilhada com todas as equipes em obra. Além disso, uma série de medidas foram tomadas para reduzir os riscos:
– Instalações de lavatórios extras com água e sabão;
– Fornecimento de sabonete líquido e papel descartável nos lavatórios já instalados;
– Disponibilização de papel toalha em pontos estratégicos da obra, junto de coletores de resíduos para auxiliar nas condutas de higiene;
– Disponibilização de álcool em gel (70º INPM) nas obras e contratos de manutenção, principalmente nas áreas de maior circulação de pessoas, como áreas de vivência, escritórios, vestiários, refeitórios, etc;
– Aumento da frequência de limpeza de áreas comuns e ambientes de trabalho registrando sempre que realizado no formulário FS017-Programação de Limpeza;
– Criação de turnos de vestiários e refeitórios para evitar aglomerações;
– Alteração do horário de início e final de expediente, para evitar que os colaboradores utilizem o transporte público em horários de maior movimento;
– Realizar DDS em locais abertos e com número de participantes que possibilite afastamento de pelo menos um metro entre eles;
– Revezamento em todas as funções que possibilitem rodízio ou Home Office;
– Fixação de cartazes informativos em todo o canteiro;
– Canal de comunicação direta com os colaboradores para que relatem situações de risco;
– Transporte dedicado para evitar contato com público e aglomeração;
– Equipe mínima para atividade de rotina, como ronda e check list nos sites;
– Uso de termômetro infravermelho na entrada para que diariamente seja feito o monitoramento da temperatura dos colaboradores. Aqueles que apresentarem 37,8
graus ou mais são encaminhados ao atendimento médico imediatamente;
– Afastamento de funcionários que apresentam ao menos dois sintomas de gripe/resfriado dentre tosse, coriza e dificuldade para respirar;
– Afastamento imediato de pessoas no grupo de risco: mais de 60 anos ou que tenham doenças crônicas;
– Monitoramento frequente em áreas de maior permanência, como refeitórios e vestiários para garantir a distância mínima indicada pelo Ministério da Saúde.
Quais precauções a Engemon tem tomado em obras/contratos em hospitais em funcionamento?
Os profissionais da Saúde já seguem os protocolos do Ministério da Saúde para redução do risco de exposição com o uso de Equipamentos de Proteção Individual e as regras de higiene.
Essa é uma gestão diária, com ou sem coronavírus. As medidas de rotina aplicadas contribuem fortemente para reduzir o risco de contaminação no local de trabalho.
Quais precauções a Engemon tem tomado com fornecedores e clientes?
Solicitamos o reforço no acompanhamento de saúde dos colaboradores e caso haja qualquer caso suspeito haverá afastamento imediato para recebimento de tratamento.
Existe uma previsão de quando voltaremos ao escritório?
O comitê tem acompanhado a evolução do contágio e quais são as orientações de orgãos do setor da construção, Ministério da Saúde, Governos do Estado e Municipais para uma tomada de decisão segura e assertiva. Quando houver essa definição comunicaremos a todos.
PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS E VIAGENS
Estão suspensas viagens e participações em encontros internos e presenciais com mais de 20 pessoas bem como eventos corporativos externos. Dê preferência a outros métodos de comunicação, como videoconferência, Skype ou TEAMS, sempre que possível. Qualquer exceção para eventos internos deve ser por motivo crítico ao negócio e aprovado pela VP.
CONTRATADOS E VISITANTES
Está suspensa a visitação de terceiros, clientes e fornecedores às dependências da Engemon.
Adie a visita ou utilize videoconferência ou outras opções de reuniões a distância sempre que possível. Qualquer exceção deve ser por motivo crítico ao negócio e aprovado pela VP.
Está suspensa também a visitação a fornecedores e clientes. Adie a visita ou utilize videoconferência ou outras opções de reuniões a distância sempre que possível. Qualquer exceção deve ser por motivo crítico ao negócio e aprovada pela VP.
O QUE FAZER
A melhor forma de controle ainda está com cada um de nós. Precisamos manter a higiene das mãos, não tocar olhos, boca e nariz e evitar o contato próximo com pessoas que apresentem sintomas. Respirem! Lembrem-se de que esse período não durará para sempre. Vamos agir com responsabilidade e com calma. Seguiremos os protocolos, cuidaremos de quem amamos e da nossa sociedade e muito em breve estaremos juntos novamente.
Um abraço,
Comitê Engemon
Cartilha Prevenção – Obras & Operação | Cartilha O que Fazer – Obras & Operação | Cartilha BackOffice
as pessoas também estão lendo.